Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Empresa alega ter construído sistema de energia solar mais eficiente do planeta

Empresa alega ter construído sistema de energia solar mais eficiente do planeta

The Guardian - 25 de maio de 2015 1896 Visualizações
 Empresa alega ter construído sistema de energia solar mais eficiente do planeta
Um novo sistema de geração de energia solar, que seus desenvolvedores afirmam ser o mais eficiente do mundo, está sendo testado no deserto de Kalahari, na África do Sul.
A empresa sueca por trás do projeto, que une tecnologia militar com uma ideia desenvolvida por um engenheiro escocês do século XIX, está perto de construir sua primeira instalação comercial.
O sistema usa espelhos de 100 metros quadrados para focalizar a luz do sol em direção a um único ponto. O calor faz movimentar o motor de Stirling, inventado por Robert Stirling em 1816. O sistema alterna entre o aquecimento e a refrigeração de um gás para mover um pistão e assim gerar eletricidade.
Testes mostraram que cada espelho consegue gerar entre 75 e 85 megawatt/hora de eletricidade por ano. É a mesma quantidade de energia gerada por uma termoelétrica que criaria 81 toneladas métricas de CO2.
A eficiência é maior até do que outras usinas de energia solar: as melhores células fotovoltaicas conseguem ter 23% de eficácia na geração de energia.
Ainda não se sabe, porém, o preço dessa tecnologia. De qualquer forma, a Ripasso afirma ter conseguido financiamento para criar a primeira instalação em larga escala dos espelhos.