Evento comemora 60 anos de incentivo ao fortalecimento das engenharias no Brasil

Indústria 4.0 é o tema principal do encontro que discutirá as competências necessárias aos engenheiros 4.0

Assessoria
Presente há 60 anos no Brasil, a VDI Brasil - Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, acompanha e dá suporte aos engenheiros em todas as grandes mudanças tecnológicas e em todas as áreas da engenharia. Enquanto plataforma de incentivo para o aumento da competitividade da indústria através do fortalecimento das engenharias, a VDI ocupa-se do tema “Indústria 4.0” em diferentes frentes como grupos de trabalho, publicações e eventos informativos.
Diante da relevância do tema e do grande interesse dos Associados, empresas e instituições parceiras, a 8ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha será “O Engenheiro 4.0 na transformação digital”. O evento, que é o maior da instituição, acontecerá em 9 de novembro, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro (SP).
Elaborado para engenheiros, estudantes de engenharia, empresas, gestores e instituições de ensino, o conteúdo será dinâmico e estará dividido em três blocos: “Formação e transformação do Engenheiro 4.0”; “Processos e instrumentos da Indústria 4.0”, “Realidade, tendências e oportunidades”. Nomes como Mauricio Antonio Lopes (EMBRAPA) e Silvio Meira (IKEWAI) já confirmaram sua presença.
No encerramento, haverá a entrega do “Prêmio VDI-Brasil” - 2ª edição, cujo objetivo é reconhecer engenheiros, dos diversos setores, por uma vida dedicada a contribuições para o desenvolvimento do país. Haverá, ainda, um coquetel em comemoração aos 60 anos da VDI no Brasil.
Para o presidente da Associação, Wilson Bricio, a manufatura avançada tem os engenheiros como grandes protagonistas. “Com o advento da Indústria 4.0, as organizações vão necessitar de especialistas com qualificação de alto nível em competências que ainda são incipientes. Estes serão
os responsáveis por otimizar todos processos, criar produtos inovadores e customizados, em um
ambiente de trabalho criativo, motivacional e digitalizado. É sobre este novo cenário para a engenharia que vamos falar no evento”, conta.
Renomados profissionais do setor já estão confirmados na programação, cuja versão completa pode ser visualizada sob o link : http://vdibrasil.com/dia-da-engenharia-brasil-alemanha/.
 
Indústria 4.0 no Brasil
A Digitalização da Indústria é a premissa da 4ª revolução industrial e, na opinião de especialistas, trata-se de uma abordagem estratégica para a integração de sistemas avançados de controle, com tecnologia de internet que permite a comunicação entre pessoas, produtos e sistemas complexos. “A Indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011 como resposta à competitividade global. O governo federal alemão apoiou a ideia, anunciando que o programa ‘Industrie 4.0’ será uma parte integrante de suas ações de alta tecnologia para a Alemanha 2020, iniciativa que visa à liderança da inovação tecnológica”, conta Celso Placeres, Diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen.
Ralf Dreckmann, vice-presidente sênior e presidente das Américas da Voith Turbo, analisa que aproximar o Brasil deste cenário de inovação tecnológica é um elemento fundamental para contribuir com a digitalização dos processos industriais no país. “A VDI é uma associação acadêmica técnica alemã centenária, que sempre fez o papel de dar impulsos para novas tecnologias e para soluções técnicas que melhoram a qualidade de vida, o meio ambiente e, especialmente, despertam a prosperidade dos conhecimentos desta nova lógica de produção”, ressalta.
Para Placeres, no Brasil, a incorporação dos conceitos da Indústria 4.0 é essencial para o aumento da competitividade da indústria nacional no médio e longo prazo. “Em alguns países, estes novos conceitos se tornam realidade a partir dos esforços e iniciativas de universidades e grupos empresariais ligados ao desenvolvimento tecnológico, como a VDI-Brasil, além do apoio dos governos locais”, comenta.
Com isso, é notável que o investimento em inovação e em educação é a fonte de mudança no cenário brasileiro, inclusive para promover a compreensão do que é a digitalização da Indústria 4.0. “Sem dúvida, o caminho para o Brasil é desafiador, mas existem significativas oportunidades
nesse campo e o que precisa ser garantido são recursos suficientes para participar dessa competição em manufatura avançada”, conclui Ralf Dreckmann.
 
Sobre a VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha
Fundada no ano de 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Wilson Bricio, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) tem como missão apoiar a cooperação tecnológica entre os dois países. A Associação atua como centro de esclarecimento e transferência tecnológica, por meio de uma série de projetos de colaboração, informativos, eventos, simpósios e cursos. A VDI é reconhecida mundialmente e tem na Alemanha sua matriz com mais de 153 mil associados, sendo a maior associação tecnológico-científica da Europa.
Mundialmente, a VDI também está presente em países como Argentina, Austrália, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Espanha, entre outros.
Acesse nosso site: vdibrasil.com

© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading