Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construção sustentável e eficiente chega a Goiás

Construção sustentável e eficiente chega a Goiás

Diário de Goiás - 10 de março de 2017 1148 Visualizações
A tecnologia wood frame, que tem como base estruturas em madeira acaba de chegar ao estado de Goiás. Ela chegou através da Tecverde Engenharia e vem mudando a indústria da construção civil, tornando-a mais eficiente e, principalmente, mais sustentável.
/A wood frame está presente em 80% das moradias dos EUA, Alemanha e Canadá e aqui no Brasil a Tecverde Engenharia possui a fábrica mais automatizada da América Latina e construiu o primeiro prédio em wood frame do país. Através dessa tecnologia, uma casa de 50 m² pode ser montada em apenas duas horas, ou um prédio de quatro pavimentos erguido em apenas oito dias.
Com investimentos recebidos de fundos internacionais, a empresa agora amplia sua operação para o Centro-Oeste brasileiro, já sendo consolidada no sul e sudeste do país. A Tecverde possui obras em parceria com grandes construtoras como MRV e Casa Alta em São Paulo, e construtoras locais como CRM Construções Civis no Paraná, no projeto do primeiro prédio em wood frame do Brasil, Simples Construções no Rio de Janeiro, entre outras. O objetivo agora é construir o primeiro condomínio de casas sustentáveis de Goiás, com parceiros locais.
“A equipe de especialistas Tecverde estão visitando as cidades para fechar novos negócios, trazendo os benefícios da nossa tecnologia para empresas e futuros moradores de Goiás, promovendo novos empreendimentos em prazos mais ágeis”, comenta Cassiane Celli, Diretora Comercial da Tecverde.
Investimento em Goiás
De acordo com estudo do City Mayors, a capital Goiânia é a 5ª cidade do Brasil que mais deve crescer até 2020. Um dos motivos apontados para esse crescimento populacional é o número de migrantes, que no estado chega a 1,8 milhão. A economia de Goiás também mostra evolução e cresceu 10 vezes nos últimos 16 anos e, segundo dados do Governo do Estado, o  Produto Interno Bruto cresceu entre 1999 e 2015 de R$ 17,4 bilhões para R$ 160 bilhões.
Sistema wood frame
Fábrica da Tecverde em Araucária (PR) A tecnologia permite que 70% do processo produtivo seja feito em fábrica, de onde os painéis saem montados já com toda a estrutura elétrica e hidráulica instalada, para então tomarem forma no espaço da obra, que já recebeu a fundação e preparação para montagem. Tudo isso emitindo 80% menos CO²  e produzindo 85% menos resíduos, utilizando 90% menos água no processo que é 60% industrializado. Além disso, a casa proporciona um excelente desempenho térmico e acústico que resulta em economia de energia no bolso do morador.
A Tecverde adaptou esse sistema às necessidades brasileiras e implantou a primeira fábrica no país em 2010. Com a iniciativa, o Sistema Construtivo Tecverde foi premiado três vezes pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e internacionalmente pela ONU e Unesco por inovar e construir com sustentabilidade, e também por lançar o modelo de negócio que possibilita a parceria com outras construtoras, agilizando assim o processo de difusão desta tecnologia de moradias eficientes por todo o Brasil. Ao incorporador o empreendimento possui prazos reduzidos em até três vezes com o custo de 5% a 10% mais baixos.
O sistema da Tecverde é homologado na CEF e é disponibilizado  em parceria com incorporadoras e construtoras, fornecendo matéria prima e mão de obra, entregando a estrutura da residência montada (paredes com as tubulações internas e a estrutura do telhado). Além disso, auxílio aos incorporadores e construtores nas fases de projetos e aprovações com documentações relacionadas ao sistema construtivo. Acompanhamento completo da equipe Tecverde, desde a concepção do projeto até a entrega da obra e garantias.