Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Por que estudar Engenharia Elétrica? Confira aqui o dia a dia da profissão!

Por que estudar Engenharia Elétrica? Confira aqui o dia a dia da profissão!

Crea-AL - 13 de abril de 2017 1063 Visualizações
A Engenharia é uma área de atuação bastante ampla, que forma profissionais com bom raciocínio lógico e capacidade para solucionar problemas em diversos segmentos do mercado. O curso está entre os mais concorridos nos vestibulares, segundo o Ministério da Educação (MEC) .
Com diversos segmentos diferentes, é preciso que o estudante conheça bem as áreas disponíveis e entenda com qual delas mais se identifica. A seguir, veja quais são as disciplinas da Engenharia Elétrica e entenda o dia a dia da profissão:
O que faz um engenheiro eletricista?
O engenheiro eletricista trabalha com a produção, transmissão e a distribuição da energia elétrica atuando também na manutenção de equipamentos em clínicas e hospitais e no planejamento de construção de usinas hidrelétricas e nucleares, por exemplo. Além disso, também há espaço para esse profissional na área de computação, na biomédica, na microeletrônica e no setor industrial.
Graduação em engenharia elétrica
O curso de graduação tem duração média de 5 anos, sendo dividido em disciplinas básicas e outras específicas da área. Os alunos terão aulas voltadas para projetos elétricos, sistemas digitais, eletromagnetismo, bem como de Matemática, Química e Física. Assim, os primeiros anos têm uma configuração composta por disciplinas mais básicas e, ao longo da graduação, a grade se torna cada vez mais específica.
Ao longo de alguns cursos de Engenharia Elétrica, a própria instituição de ensino dá enfoque para determinada área dentro da carreira e, por isso, é importante saber dessa informação logo no momento em que ingressar na faculdade. Dentro dos possíveis enfoques, estão em telecomunicações, automação, eletrotécnica, entre outros.
As aulas práticas compõem uma parte considerável da grade curricular, com o intuito que o estudante saia formado da instituição de ensino com uma boa base e se destaque no mercado. Quanto maior for a quantidade de aulas em laboratórios, maior a experiência que o estudante irá adquirir para lidar com os problemas que irá se deparar no dia a dia do trabalho. Por isso, o estágio é uma fase obrigatória da graduação.
Mercado de trabalho
Grandes oportunidades se concentram em usinas hidrelétricas e termelétricas. O setor de telecomunicações, principalmente por causa da relevância que ele ganha a cada globalmente, também apresenta bom potencial. Os órgãos públicos, como as companhias de energia, são um espaço que costuma oferecer vagas para os Engenheiros Eletricistas.