Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Comunidade indígena de Roraima recebe sistema de energia solar

Comunidade indígena de Roraima recebe sistema de energia solar

Ciclo Vivo com Informações da Prefeitura de Boa Vista - 19 de abril de 2017 1050 Visualizações
Darora é uma comunidade familiar de indígenas da etnia Macuxi. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista
A comunidade indígena Darora, localizada no Baixo São Marcos, município de Boa Vista, é a primeira região da capital a receber energia pública limpa por meio de painéis solares, baterias e equipamentos de última geração. A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista, no estado de Roraima, e vai beneficiar cerca de 50 famílias que antes conviviam com energia elétrica por meio de geradores.
A energia será gerada por uma Usina de Geração Fotovoltaica de 30 quilowatts (Kw) de potência, com capacidade para atender toda a demanda de iluminação pública da comunidade. As sobras de energia, armazenadas pelas baterias, serão utilizadas nas duas escolas da região, incluindo a escola municipal Vovó Tereza da Silva que atende 49 alunos, e ainda abastece de forma racionada as 50 casas da comunidade.
Para a prefeita Teresa Surita, que inaugurou a usina na última quinta-feira (9), o investimento vai garantir que as famílias tenham energia pública a noite toda. “Estamos solucionando um grande problema da comunidade. Com a usina em funcionamento, a população terá abastecimento de energia elétrica, pública, sem interrupções. A ideia, futuramente, é ampliar esse projeto às escolas, postos de saúde e outras repartições públicas como forma de gerar energia limpa e econômica”.
São aproximadamente 600 metros de rede elétrica de baixa tensão, construída com postes de concreto e 20 luminárias LED (modernas e econômicas) de 40 watts para fornecer iluminação pública. Antigamente, a energia elétrica no local era fornecida por gerador movido a diesel, que funcionava somente algumas horas durante o dia e à noite e tinha custos com manutenção. Cerca de 1.500 litros de diesel por mês eram utilizados nos geradores.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista
A Darora é uma comunidade familiar de indígenas da etnia macuxi, formada a partir do patriarca Fernando Augusto, de 86 anos, que também fez questão de prestigiar a inauguração da usina. Para ele, será o início do desenvolvimento da comunidade. “Estou muito feliz de estar vivo ainda para ver o desenvolvimento chegar na Darora”, disse.
Seu neto Edmilson Silva, tuxaua da comunidade, falou da alegria de poder contar com a energia solar, limpa, de qualidade e que não polui o meio ambiente. “Foram 50 anos de apagão, de lamparina, vela e candeeiro, agora, não vamos mais depender dos geradores, teremos uma energia que funcionará 24h”, afirmou o tuxaua.
A senhora Adélia Mota, de 57 anos, está feliz agora em poder manter sua geladeira sempre ligada, beber água gelada, congelar a sua carne e manter os alimentos frios na geladeira. “Hoje estamos gratos pela atenção dada a nossa comunidade”, ressaltou.
Vantagens da Energia Solar
São inúmeras as vantagens para quem adquire este tipo de energia. O aquecimento solar gera energia limpa, renovável e sustentável, ajudando a proteger o meio ambiente. As centrais necessitam de manutenção mínima, o funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores. O sistema de aquecimento não polui o ar, uma vez que, não lança dióxido de carbono, óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem.
Especificações técnicas
A Usina de Geração Fotovoltaica é composta por um container de 20 polegadas, tipo naval, para abrigo dos equipamentos e uma casa de força. Possui também um barramento de cobre, disjuntores e fusíveis de proteção, dispositivo para monitoramento e ajuste de cargas das baterias, cabos elétricos e demais acessórios. A característica principal desse sistema é o emprego de inversores formadores de rede e controladores responsáveis pela regulação da energia do banco de baterias.