Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Startup de BH lança sistema de controle de resíduos em construção civil

Startup de BH lança sistema de controle de resíduos em construção civil

Sou BH Notícias - 09 de maio de 2017 1706 Visualizações
Startup de BH lança sistema de controle de resíduos em construção civil
Da união de duas empresas, uma de consultoria em soluções sustentáveis e outra de tecnologia, surgiu a Netresíduos, uma startup que lançou o software que registra e auxilia o monitoramento de resíduos na construção civil. A spin off belo-horizontina integra o programa de aceleração FIEMG Lab e foi colocada entre as 12 melhores startups do país pelo programa nacional Inovativa Brasil.
O trabalho dos sócios da Netresíduos é focado no direcionamento de resíduos na construção civil, setor que apresenta dificuldades na hora de registrar todo o processo de descarte de materiais utilizados em obras. Um procedimento incorreto pode trazer riscos como multas fiscais e prejuízos financeiros às empresas.
/
Para facilitar esse trabalho, a plataforma foi criada e pode ser manuseada por meio de celular, computador ou tablet por qualquer funcionário da obra ou da empresa. Entre os benefícios do sistema estão: tornar o registro de controle prático, fácil e confiável; possibilitar que os dados sejam utilizados em análises estratégicas de materiais e custos nas obras; e atender à legislação. 
Como Funciona
O sistema tem indicadores, como registro de retiradas de resíduos, total de material coletado na obra, índice de segregação e custo médio por m³. A plataforma também indica o número de CTRs que a obra possui, que são os comprovantes de transporte de resíduo, documento oficial solicitado pelo departamento do meio ambiente para comprovar que o processo foi realizado conforme as regras.
O sistema mostra quantos CTRs estão pendentes na obra, tanto geral quanto por transportador, e também identifica as coletas que não tiveram CTR. Todos esses índices são destacados nas cores verde, amarelo ou vermelho, que alertam sobre a situação atual da obra (veja no exemplo abaixo).
O software também apresenta gráficos em forma de pizzas, que mostram a quantidade de resíduos por mês, acumulados da obra e qual destinação foi dada. A startup ainda oferece um treinamento online para os operadores da plataforma.
O próximo passo da Netresíduos é fazer contatos e formatar uma plataforma própria para a indústria automobilística, metalúrgica e têxtil, que são grandes geradores de resíduos. A startup também planeja atuar na área de saúde, por ser um setor delicado e ter uma grande demanda de controle e destinação correta de materiais hospitalares.
Acesse o site: www.netresiduos.com.br