Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Mobilidade humana, sustentabilidade ambiental e retomada da construção

Mobilidade humana, sustentabilidade ambiental e retomada da construção

Mecânica de Comunicação - 22 de junho de 2017 1312 Visualizações
Mobilidade humana, sustentabilidade ambiental e retomada da construção
A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, realizada de 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, colocou em evidência três assuntos relevantes para a sociedade brasileira: a mobilidade humana para a convivência harmônica entre pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e os veículos, a sustentabilidade ambiental como prioridade em todas as atividades da economia, e os investimentos no setor da contrução para a retomada do emprego e de um novo ciclo de crescimento.
 Segundo Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), idealizadora do evento, o Brasil passa por uma situação bastante desafiadora, que exige muito empenho e trabalho de toda a cadeia produtiva para manutenção do que já foi conquistado. “No entanto, nosso papel como entidade setorial é estimular ainda mais todos os agentes – governo, empresas e sociedade –, apresentando as demandas e sugerindo soluções para melhorar o contexto atual”, explicou.
Composta pelas mais importantes feiras das áreas de construção, meio ambiente e equipamentos: BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e também, com o Sobratema Summit 2017, maior evento de conteúdo desses segmentos no país, a Semana das Tecnologias Integradas contou com a participação de 122 expositores nacionais e internacionais, vindos de nove países – Alemanha, Argentina, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Israel, Peru e Reino Unido.
“Nós tivemos um ano difícil e de muito trabalho, em decorrência da conjuntura politico-econômica, mas tivemos uma recompensa maior ao ver o pavilhão de exposições com um público excelente, formado por decisores de compra, por representantes de diversos segmentos e de órgãos públicos, por engenheiros, técnicos e projetistas, além de líderes governamentais e setoriais”, afirmou Mamede. “Soma-se a essa qualificação de visitantes, a resposta positiva dos expositores, que ressaltaram as novas oportunidades de mercado, de negócios e de relacionamento. Foi uma mostra compacta, mas muito expressiva, que movimentou esses três mercados”, acrescentou.  A Semana das Tecnologias Integradas atraiu um público de 6.882 profissionais e compradores altamente qualificados.
Um dos destaques da Semana das Tecnologias Integradas foi a realização do Programa VivaCidade, por meio do Projeto Ruas Completas e da Praça da Acessiblidade. Em 456 m², os visitantes puderam passar por um recorte urbano, projetado e construído sob os conceitos de acessibilidade universal, que exemplifica que é possível uma convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis. A iniciativa é do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), em parceria com a Sobratema, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil.
A rua contou com o leito carroçável compartilhado por bicicletas e carros, com faixas específicas para ônibus. A convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis é possível pela baixa velocidade máxima permitida aos veículos, de 40 km/h, com ampla sinalização e outros elementos de projeto, como a iluminação, com foco nas calçadas e nos pedestres e piso podotátil, para orientação aos deficientes visuais. A drenagem dessa rua é feita por meio de biovaletas, também chamadas de “Jardim de Chuvas”, um canteiro que permite a passagem das águas pluviais. Nas laterais, fachadas cenográficas simularam lojas e espaços comerciais, todos com grande transparência e visibilidade, propiciando assim maior segurança mútua – aos pedestres e aos lojistas e à clientela. No final da rua foi montada uma praça de convivência, dotada de equipamentos urbanos que possibilitam o acesso de pessoas com deficiência.
/ 
“O objetivo foi mostrar, em escala real, aos prefeitos e integrantes das administrações municipais e aos visitantes desse importante evento a possibilidade da convivência harmoniosa e segura decorrente de vias urbanas bem planejadas, em locais de comércio e com grande fluxo de pessoas”, afirma o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, que lembrou ainda a como a Semana das Tecnologias pode simbolizar um momento de virada para a vida nacional. O Brasil é muito maior do que qualquer crise, frisou. E a realização destas feiras é uma demonstração de coragem e competitividade da engenharia brasileira.
Além de apresentar a possibilidade de construção de uma rua acessível, sustentável e inclusiva, o Programa VivaCidade também trouxe diversas atividades de conteúdo, que abordaram temas relacionados aos projetos e, também, apresentações de atletas da seleção de basquete sobre rodas e de skate adaptado.
Outra atividade de conteúdo que também foi destaque na Semana das Tecnologias Integradas foi o espaço ITF Forum (Innovative Technological Forum) para difusão de conhecimento técnico sobre inovação, tecnologia, capacitação profissional, e-learning, plataformas online, sistemas arquitetônicos, oportunidades na área de guindastes, tecnologia para tratamento de efluentes, certificação ISO14001 e utilização de resíduos em asfalto.
Sobratema Summit
O presidente da Sobratema destacou, também, o sucesso do Sobratema Summit cuja programação contou com 16 atividades de conteúdo, incluindo seminários, workshops, congressos, fóruns e mesa redonda, proferidos por mais de setenta palestrantes do Brasil e do exterior (Estados Unidos e Europa). Foram mais de 870 participantes que assistiram uma programação ampla e abrangente, suscitando informações e debates sobre assuntos relacionados às áreas de infraestrutura, mobilidade humana, arquitetura, compliance, tratamento de resíduos, controle e gestão operacional de estações de tratamento de efluentes, rental, certificação, sustentabilidade, BIM, tecnologia para concreto, sistemas industrializados, geossintéticos, impermeabilização, distribuição, varejo e consumo de materiais para construção.
“O Sobratema Summit foi uma verdadeira arena do conhecimento. Foram três dias de uma intensa troca de informações e de experiências sobre os mais relevantes assuntos que permeiam a cadeia da construção e a área do meio ambiente. Os participantes puderam conhecer “cases” bem sucedidos, ampliar seu conhecimento técnico com novos conceitos, tecnologias e diferentes tipos de aplicações que, certamente, vão contribuir para o aumento da produtividade, da eficiência e da rentabilidade nas obras e, ao mesmo tempo, trazer uma maior conscientização sobre a importância de priorizarmos a sustentabilidade ambiental”, finalizou Mamede.