Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Inspirado na Natureza

Inspirado na Natureza

CBCA - 21 de dezembro de 2017 2058 Visualizações
Inspirado na Natureza
Cúpula metálica em formato de cone envidraçado cobre um vão livre de 40 m, tem pé-direito de 25 m e é o ponto alto do projeto. Elemento está estruturado sobre pilares de aço em Y
INAUGURADO NO SEGUNDO semestre de 2013, o shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande (MS), foi pensado para ser um importante centro de compras e lazer na cidade. O empreendimento deveria apresentar, em seus 58 mil m2 de área construída, características como formas contemporâneas, referências às riquezas naturais da região do Pantanal, além de uma operação eficiente garantida pela certificação de sustentabilidade LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Silver.
O projeto, de autoria dos arquitetos do escritório norte-americano RTKL Associates em parceria com o escritório local Madeira & Madeira, preservou valores caros a esse tipo de construção, como boa circulação e ótima visibilidade às lojas. Ao mesmo tempo, buscou imprimir personalidade com elementos que remetem à natureza local. Os painéis das fachadas, por exemplo, trazem tons e texturas que evocam os solos avermelhados típicos da região Centro-Oeste do país. Internamente, os granitos utilizados no piso receberam desenhos com representações dos rios do Pantanal. Muitas das estruturas verticais, especialmente os pilares em Y, lembram a forma de árvores.
“A estratégia foi construir um ambiente que seja um pano de fundo interessante para a experiência do varejo”, explica o arquiteto Dan Freed, da RTKL. De acordo com o arquiteto, outro objetivo almejado foi garantir transparência e dar ênfase à luz do dia e à iluminação noturna, daí as amplas superfí- cies envidraçadas, com destaque para as três cúpulas distribuídas sobre cada uma das praças do centro de compras e claraboias nos corredores de circulação.
Árvores de aço
/
O centro comercial com cerca de 160 lojas foi construído com dois pavimentos e distribui-se por três blocos conectados por uma praça principal, posicionada sob uma cúpula de vidro. Composta por um cone envidraçado, skylight lateral e 16 claraboias, a cúpula cobre um vão livre de 40 m, tem pé-direito de 25 m e é o principal ponto de destaque do projeto.
O elemento é estruturado sobre pilares em aço em formato de Y, e tem atirantamento radial convergindo em um pivô central.
Em todo o conjunto, o projeto do Bosque dos Ipês priorizou o uso de estruturas em aço para atender a três condições objetivas: a necessidade de reduzir o prazo de execução da obra, o interesse em mitigar desperdícios para favorecer a obtenção do selo de construção verde e, especialmente, para alcançar a plasticidade e a esbelteza exigidas no projeto arquitetônico.
“A tradução do conceito da arquitetura para a estrutura metálica resultou em um projeto com muitas variáveis geométricas e, por consequência, em alguns desafios”, comenta a arquiteta Tainá Marra Batista, da Globsteel, empresa responsável pela execução da estrutura metálica.
Ela cita como exemplos os pilares das marquises de entrada do shopping, que se parecem com troncos de árvores. Para produzir essas peças de seções não convencionais, foram utilizados alguns métodos de caldeiraria. “As três coberturas dos malls e dos acessos possuem formato paraboloide. Para a perfeita execução, foi preciso criar peças especiais em aço, que possibilitaram a angulação da estrutura de sustentação dos vidros”, acrescenta Tainá.
Na etapa de projeto, também foi necessário um esforço conjunto para a compatibilização de possíveis conflitos entre os componentes. “À medida que as estruturas metálicas eram detalhadas, seguiam para aprovação do cliente, que verificava possíveis interferências com outros sistemas – cobertura, fechamento, redes elétricas, ar-condicionado, vidros, entre outros”, conta a arquiteta. Além disso, as estruturas das claraboias nos malls, as cúpulas, bem como os pilares em formato arbóreo das fachadas norte e sul foram pré-montadas para a visualização antecipada de possíveis interferências.
/
Além da cobertura, o aço está presente no Bosque dos Ipês em pergolados, fechamentos laterais do átrio central, marquises, escadas, guarda-corpos e esquadrias. (J.N.)
Projeto arquitetônico: Dan Freed – Callison RTKL
Área construída: 58 mil m²
Aços empregados: chapas ASTM A-709 GR50W e perfis laminados ASTM A572 GR50
Volume de aço: 400 t
Projeto estrutural: RCM Estruturas Metálicas
Estrutura de aço: Globsteel Engenharia Ltda. e Multimetal Engenharia e Montagem de Estruturas Ltda.
Construção: MPC Engenharia Ltda.
Local: Campo Grande, MS
Conclusão da obra: 2014