Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Funcional e Sustentável

Funcional e Sustentável

CBCA - 12 de janeiro de 2018 1876 Visualizações
Funcional e Sustentável
Conferir um layout moderno a um espaço dedicado a atividades físicas e ainda executá-lo em um curto prazo foi o desafio da arquiteta Patrícia Domingues Ferreira da Silva ao idealizar a nova academia do Clube de Engenharia de Goiás, em Goiânia (GO). A instalação, que funciona como uma extensão da área já existente no clube para a prática de exercícios físicos, começou a ser construída em maio e, em função das exigências do cliente por uma obra limpa e rápida, está sendo executada totalmente em aço.
“O cliente solicitou uma modificação que se integrasse à arquitetura atual a partir de sistemas construtivos modernos, sustentáveis e que valorizassem a beleza do local. A execução também deveria ser rápida, limpa e não causar transtornos. Foi assim que chegamos ao aço”, conta Patrícia. A escolha pelo material teria se dado também em função de outras propriedades, como durabilidade e versatilidade em casos de adaptações ou requalificação do espaço. Além da estrutura em aço, a obra receberá revestimento em vidro laminado e cobertura curva em telha termoacústica. “Temos perfis em aço nos pórticos e pilares, nas peças de até 9 m para as vigas e nas estruturas que farão a sustentação dos vidros. A cobertura também será metálica e termoacústica, com telhas em aço pré-pintado e cartolas separadoras para instalação de midfelt do tipo poliéster”, detalha o engenheiro Cezar Valmor Mortari, da Irontec Construção Metálica Ltda., que responde pela execução do projeto.
/
• Projeto arquitetônico: Patrícia Domingues Ferreira da Silva
• Área construída: 197,41 m² (prédio principal) e 28,56 m² (passarela)
• Aço empregado: cantoneiras, perfis formados a frio ASTM A36; laminados ASTM A572 GR50 e parafusos galvanizados ASTM A325 e ASTM A307
• Volume de aço: 14 t > Projeto estrutural: Irontec Construção Metálica Ltda.
• Fornecimento da estrutura de aço: Irontec Construção Metálica Ltda.
• Execução da obra: Irontec Construção Metálica Ltda.
• Local: Goiânia, GO
• Conclusão da obra: 2018
De acordo com o engenheiro, a estrutura da academia consiste, basicamente, em um reticulado de pórticos engastados concebidos para ficarem à vista. “Como a intenção era rejuvenescer o layout do clube, optou-se por um desenho contemporâneo, de visual arrojado e com materiais que trouxessem um apelo sustentável para que a obra possa obter, no futuro, a certificação LEED”, diz Mortari.
/
Apesar de seguir sem entraves na execução até esse momento, o projeto precisou passar por algumas alterações para atender às novas solicitações do cliente. “A princípio, a fachada não teria elementos curvos, mas, quando solicitaram um acréscimo no pé-direito, optamos pela execução de um elemento curvo não só para ampliar o espaço, mas, também, para trazer mais harmonia à concepção”, explica a arquiteta. (E.Q.)
“Com o aço, conseguimos executar um projeto moderno, sustentável e leve. Também garantimos uma obra limpa e agilidade na execução