Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Aplicativo monitora construção de escolas e creches públicas

Aplicativo monitora construção de escolas e creches públicas

Assessoria de Imprensa - 06 de abril de 2018 918 Visualizações
Aplicativo monitora construção de escolas e creches públicas
 Projeto da Transparência Brasil, vencedor do Desafio Google de Impacto Social em 2016 na categoria Voto Popular, o aplicativo “Tá de Pé” permite ao cidadão monitorar a construção de escolas e creches públicas financiadas pelo Governo Federal em todo Brasil.
Das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas – dados do segundo semestre de 2017 –, o que representa 46% das obras que ainda precisam ser entregues. Já foram gastos pelo menos R$ 1,5 bilhão com 1.924 obras que se encontram paralisadas do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e do Plano de Ações Articuladas (PAR). Esses dados fazem parte do relatório da Transparência Brasil, disponível no site da organização.
Com objetivo de mudar essa situação, a Transparência Brasil lançou o aplicativo móvel “Tá de Pé”, disponível para sistemas Android e IOS. O aplicativo fornece uma lista de obras próximas ao usuário, que poderá, por meio do aplicativo, tirar fotos e enviar informações sobre o andamento da construção, de forma anônima e segura. As fotos serão analisadas por engenheiros parceiros da Transparência Brasil e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entrará em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra. Caso a prefeitura não responda, outras instâncias serão acionadas como Câmara Municipal, Ministério da Educação e até mesmo a Controladoria-Geral da União.
O objetivo do “Tá de Pé” é promover a transparência pública, fortalecer o controle cidadão e garantir a entrega das escolas e creches. Ao utilizar o aplicativo, a sociedade participa da política fiscalizando o governo e ajuda a provocar mudanças de alto impacto para a educação no Brasil.
Profissionais interessados em participar podem fazer contato pelo e-mail: tadepe@transparencia.org.br ou pelo telefone (11) 3259.6986.