Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Primeiras impressões de uma intercâmbista de engenharia no Chile

Primeiras impressões de uma intercâmbista de engenharia no Chile

Engenharia É - 20 de abril de 2018 1155 Visualizações
Primeiras impressões de uma intercâmbista de engenharia no Chile
Ointercâmbio no Chile é uma grande surpresa para o estudante de engenharia, porque ao chegar aqui, é possível ter conhecimento da imensa quantidade de ramos deste curso no país.
Acontece que as engenharias são qualificadas em aéreas específicas, por exemplo: diversas universidades dispõem da carreira de Ingeníria Civil, mas também tem os cursos de: Ingeniería Civil en Metalurgia, Ingeniería Civil en Minas, Ingeniería Civil Industrial, Ingeniería Civil Informática, Ingeniería Civil Eléctrica, Ingeniería Civil Electrónica, Ingeniería Civil en Obras Civiles, Ingeniería Civil Ambiental, Ingeniería Civil Mecánica, Ingeniería Civil Química, etc. Sim, praticamente todas levam o nome de “Ingeniería Civil”, mas não se engane, pois apesar do nome são focadas em áreas distintas. 
No Brasil sou estudante de Engenharia Química, porém aqui optei por agregar um diferencial no meu currículo acadêmico cursando algumas matérias do curso de Engenharia de Produção, que é o equivalente a Ingeniería Industrial. 
Existem inúmeras opções, a oferta na área de exatas é extremamente ampla como cursos diferenciados de Ingeniería en Automatización y Robótica, Ingeniería en Marina Mercante, Ingeniería en Transporte Marítimo entre outras. Cursos de Arquitetura também são supervalorizados e reconhecidos no país, para quem está cogitando fazer um intercâmbio vale a pena dar uma pesquisada e considerar o Chile como uma opção.
Tem estudantes de todas as partes do mundo por aqui, França, Alemanha, República Tcheca, México, Peru, Colômbia, Venezuela, ou seja, existem vários programas de intercâmbio acessíveis. As universidades chilenas praticam atividades de inclusão para o pessoal que é estrangeiro, o que permite obter conhecimento do país, da cultura e dos seus costumes. Grande parte dos cursos também tem como obrigatoriedade matérias de língua inglesa na grade curricular, o que proporciona muitas universidades aqui gerarem convênios e promover dupla titulação em outro país, principalmente os Estados Unidos.
O curioso é que não são somente cursos de engenharia que levam o título de engenheiro por aqui. Por exemplo, as áreas de Administração, Marketing e Comércio Exterior levam títulos de Ingeniería en Marketing, Ingeniería en Administración e Ingeniería Comercial. Pois então galera, nem todo Ingeniero(a) no Chile é especificamente de exatas, e esta é a primeira das diversidades do país que vou ir contando ao decorrer do meu intercâmbio.