Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construção em aço será tema de curso no Recife

Construção em aço será tema de curso no Recife

Diário de Pernambuco - 14 de junho de 2018 801 Visualizações
Construção em aço será tema de curso no Recife
Durante, o curso será realizada a montagem de uma casa de dois pavimentos. Foto: Divulgação
Interessados em aprender mais sobre Construção Energitérmica Sustentável (CES), tipo de edificação que surgiu na Europa e aos poucos se expande no Brasil, não pode perder o XVII Curso Ligth Steel Frame, no Recife. A capacitação, promovida pela Bonaza Steel Frame, acontece nos dias 15, 16 e 17 deste mês,no Hotel Radison, em Boa Viagem. Esse tipo de construção tem como principal característica do projeto arquitetônico o uso de aço leve, unidas a placas estruturais, aplicadas em imóveis de até cinco pavimentos. A obra se torna mais resistente e permite que o acabamento seja feito com qualquer tipo de material, dando ares moderno e mais agilidade às construções.
Desta vez, o curso vai enfatizar as estruturas em Light Steel Frame (LSF) e complementos do sistema, fechamentos externos, telhados, escadas, estruturas de entrepiso, além da iniciação do empreendedorismo ao LSF. Em plena ampliação, o mercado da construção seca avança no país. Já é considerado o futuro da construção sustentável, sem produção de resíduos sólidos. Além disso, é o tipo de obra que proporciona mais economia final por ocupar menos espaço, ser erguida com maior rapidez. 
Com LSF, é possível construir uma casa com um ganho de área de 5%. O material tem espessura mais fina que as estruturas de alvenaria. Outra vantagem é a velocidade que representa um ganho construtivo. Em média, uma obra com LSF representa pelo menos um terço do tempo gasto em construções comuns. Devido ao processo ser industrializado, as etapas de obra são atividades de montagem. Não precisamos rebocar paredes, cortar tijolos e fazer outros procedimentos da construção convencional, explica o engenheiro Igor Nunes, que tem mestrado em construção civil e especialização em estruturas metálicas na França. 
Direcionado à engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações e ao público em geral, o curso também pode ser realizado por interessados em aprender alternativas para dar mais agilidade à obra, aplicando método sustentável. Segundo Igor, a programação constará de um dia de aula teórica e dois de práticas. Será uma oportunidade para os alunos verem de perto a montagem de um imóvel com aço leve. A Bonanza disponibilizará todo material de segurança durante às aulas práticas na fábrica, além das cartilhas para acompanhamento teórico, diz o engenheiro. As aulas práticas acontecem no canteiro de obras da empresa, localizada no quilômetro 36, da BR-232, em Vitória de Santo Antão.A Há 20 anos no mercado, a Bonanza produz em média 60 toneladas por mês de painéis em aço galvanizado em dois turnos de serviço. 
PRODUÇÃO - A Associação Brasileira de Construção Metálica (ABCEM) e pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) estima que este ano sejam produzidas cerca de 700 toneladas de aço. Uma retomada do crescimento da produção de estruturas metálicas é esperada para 2019, segundo o presidente da ABCEM, Marino Garofani. No ano passado, segundo estudo realizado por fabricantes de telhas e painéis galvanizados, a participação do aço na construção civil foi responsável por 36% do consumo de todo o material produzido no país. Apesar do cenário macroeconômico desfavorável pela crise no país, projeta-se um crescimento de 5% para este ano.