Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Fundação Saint-Gobain completa 10 anos de apoio a iniciativas na área da construção sustentável

Fundação Saint-Gobain completa 10 anos de apoio a iniciativas na área da construção sustentável

SEGS - 28 de junho de 2018 1306 Visualizações
Fundação Saint-Gobain completa 10 anos de apoio a iniciativas na área da construção sustentável
Neste ano, a Fundação Saint-Gobain comemora o seu 10º aniversário. Em todas as partes do mundo, a frente de responsabilidade social do Grupo já apoiou mais de 100 organizações sem fins lucrativos a levarem qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de quase 150 projetos. São iniciativas na área da construção sustentável voltadas para a criação de moradias confortáveis, acessíveis e ecologicamente corretas, além de investir em centros que fomentam a educação e a capacitação profissional de jovens carentes.
Aproximadamente 150 colaboradores da Saint-Gobain de diversos países compartilharam suas sugestões sobre as ações sociais que deveriam receber o suporte da Fundação. A partir da sugestão, eles defendem os projetos internamente e, caso aprovados, se tornam seus padrinhos e passam a ser responsáveis pela condução e efetividade deles. Desde 2008, 50% dos pedidos foram aprovados diretamente pelo board global da companhia.
“Temos orgulho da história que estamos construindo e dos profissionais que se empenham em transformar realidades mundo afora”, diz Adriana Rillo, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da Saint-Gobain para Brasil, Argentina e Chile.
Ao longo dos 10 anos, a Saint-Gobain já doou 9,8 milhões de euros ao redor do mundo. Em 2017, chegou-se ao recorde de 1,3 milhão de euros, destinados a 26 projetos. A expectativa é de que o total investido em 2018 seja ainda maior, chegando a dobrar em 2019. As iniciativas, que recebem um aporte de até 100 mil euros por ano, são definidas em linha com o princípio da empresa de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, em conformidade com o bem-comum e a sustentabilidade.
Projetos no Brasil
No Brasil, Marie-Charlotte Bailly, Gerente de Controladoria da Saint-Gobain Canalização, é um dos nomes de destaque. Ela é a madrinha da construção de um centro de capacitação profissional em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), realizada em parceria com a associação humanitária francesa Graines de Joie. A Comunidade Santíssima Trindade – como foi chamado o espaço – oferece cursos gratuitos de alvenaria, artesanato, computação, desenho, eletricidade, encanamento e serviço de maitre para adolescentes, adultos e idosos da região. Para o projeto, a Saint-Gobain investiu 37 mil euros e 26 toneladas em material de construção.
“Ver esse projeto se concretizar é uma grande realização profissional e pessoal. É muito positivo ter essa abertura para sugerir um projeto social alinhado aos valores da Saint-Gobain e aos meus próprios. É um grande diferencial ter esse incentivo da empresa para lutar pelo que nós acreditamos, integrando mais ainda nossas missões de vida e de trabalho”, disse Marie Charlotte Bailly.
Outro destaque é a parceria com a ONG Litro de Luz, premiada internacionalmente com o World Habitat Awards 2015, da ONU, e com o prêmio NOBEL de Energia Sustentável, o Zayed Energy Prize. Com o apoio da Saint-Gobain e o apadrinhamento de Daniel Faust, Coordenador de Aquisições da Weber Quartzolit, empresa do Grupo, comunidades sem acesso adequado à energia elétrica receberam iluminação. A tecnologia utilizada é simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas de LED.
“O que mais vale a pena é ver o projeto sendo realizado e o quanto é motivador ver que você conseguiu ajudar uma comunidade”, orgulha-se Daniel.