Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2018 com inscrições abertas

Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2018 com inscrições abertas

Assessoria de Imprensa - 13 de julho de 2018 1257 Visualizações
Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2018 com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, evento promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela Gerdau e considerado o mais importante da engenharia estrutural do país.
O concurso é aberto a empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional (associados ou não à ABECE) que podem inscrever quantas obras distintas desejarem em cada uma das cinco categorias:
Infraestrutura: serão considerados  projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;
Edificações: serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;
Pequeno Porte: serão consideradas as estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m²;
Obras Especiais: serão considerados  projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de retrofiting, reformas, ampliações, coberturas etc.;
Construção Industrializada: serão consideradas estruturas pré-fabricadas, estruturas pré-moldadas de canteiro, estruturas metálicas ou outras estruturas que se utilizem de processos industrializados para sua produção.
Entre os aspectos avaliados em cada obra inscrita estão a concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, a originalidade, a monumentalidade, sua implantação harmônica em relação ao ambiente, e a esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenarias ou, ainda, mista.
Votação on-line e premiação
Os projetos serão avaliados e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau. Além disso, também será aberta no site do Prêmio uma área de votação, na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos, dentre todas as categorias. O resultado desta votação será on-line e estará aberto a todos os visitantes. 
Os vencedores de cada categoria ganharão troféu alusivo ao evento e os segundos colocados receberão placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso. 
A comissão julgadora selecionará também uma obra merecedora do prêmio “Destaque do Júri”, uma menção honrosa para a obra que se destacar em Sustentabilidade e poderá, ainda, definir critérios para valorizar os trabalhos melhor avaliados na votação pública on-line.
O Prêmio Talento Engenharia Estrutural estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 25 de outubro de 2018 no ENECE 2018 - 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que será realizado em São Paulo (SP). 
As inscrições para o 16º Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até o dia 12 de agosto de 2018. Para mais informações acesse o site www.premiotalento2018.com.br.