Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Energia eólica pode causar efeito de aquecimento, sugere estudo

Energia eólica pode causar efeito de aquecimento, sugere estudo

clickpetroleo.com.br - 10 de outubro de 2018 1017 Visualizações
Energia eólica pode causar efeito de aquecimento, sugere estudo

Enquanto a energia eólica, sem dúvida, bate a energia movida a combustível fóssil em medidas ambientais, a implantação de energia eólica em grande escala poderia causar aumento das temperaturas, sugere um novo estudo realizado por pesquisadores de Harvard.
Embora a energia eólica reduza as emissões, seus impactos climáticos – se as usinas eólicas gerarem 100% da demanda de eletricidade dos EUA – não são insignificantes, segundo o pós-doutorado de Harvard Lee Miller e David Keith, professor de física aplicada da Gordon McKay. na Harvard John A. Paulson School of Engineering e Applied Sciences (SEAS), e autor sênior do papel.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que a energia eólica deveria suprir toda a demanda atual de eletricidade dos EUA e cobria um terço dos EUA continentais com turbinas eólicas suficientes para atender a essa demanda. Usando um modelo padrão de previsão do tempo, os pesquisadores descobriram que esse cenário aqueceria a temperatura da superfície dos EUA continentais em 0,24 graus Celsius, com as maiores mudanças ocorrendo à noite quando as temperaturas da superfície aumentariam em até 1,5 graus. As turbinas eólicas misturam ativamente a atmosfera perto do solo, o que causa o aquecimento.
Segundo o estudo, o efeito de aquecimento é “pequeno comparado com as projeções do aquecimento do século XXI, aproximadamente equivalente ao aquecimento reduzido obtido pela descarbonização da geração global de eletricidade, e grande comparado com o aquecimento reduzido obtido pela descarbonização da eletricidade dos EUA”.
“Os impactos climáticos diretos da energia eólica são instantâneos, enquanto os benefícios da redução das emissões se acumulam lentamente”, disse Keith, comentando o estudo na The Harvard Gazette.
“Se a sua perspectiva é nos próximos 10 anos, a energia eólica realmente tem – em alguns aspectos – mais impacto climático do que carvão ou gás. Se a sua perspectiva é nos próximos mil anos, então a energia eólica tem um impacto climático muito menor do que o carvão ou o gás ”, disse Keith.
O pesquisador observou que o estudo não deveria ser visto como uma “crítica fundamental da energia eólica”, mas como uma consideração para começar a avaliar as decisões estratégicas sobre a descarbonização da geração de eletricidade.

Keith disse ao MIT Technology Review que tinha certeza de que o artigo seria mal interpretado e usado por alguns para falar contra mais energia eólica.
O professor de Stanford, John Dabiri, criticou o estudo e disse ao MIT Technology Review que as suposições de modelagem usadas são conhecidas por fazer um trabalho ruim na previsão do fluxo em parques eólicos do mundo real.
Segundo a Associação Americana de Energia Eólica (AWEA), a energia eólica gerou um recorde de 6,3% da eletricidade dos EUA em 2017. Atualmente, existem mais de 54.000 turbinas eólicas com uma capacidade combinada de 90.004 MW operando em 41 estados, Guam e Porto Rico. .

O Departamento de Energia espera que a capacidade eólica total dos EUA seja de 404,25 GW em 48 estados em 2050.