Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nasa tem plano para transportar cargas e pessoas via drones nas grandes cidades

Nasa tem plano para transportar cargas e pessoas via drones nas grandes cidades

LUIZ FELIPE SILVA - 07 de novembro de 2018 862 Visualizações
Nasa tem plano para transportar cargas e pessoas via drones nas grandes cidades
Promover um sistema de mobilidade urbana mais seguro e eficiente para transporte de passageiros e de cargas. É assim que a Nasa descreve o projeto no qual está trabalhando. De acordo com a agência espacial norte-americana, este novo sistema será baseado em veículos voadores não tripulados, mais conhecidos como drones.

O que é a mobilidade urbana aérea?
 
Os estudos sobre mobilidade urbana aérea são ainda muito incipientes - o comunicado da Nasa até ironiza o fato de que esta área do conhecimento não tem sequer página na Wikipédia. Em 2011, o primeiros vislumbres dessa tecnologia começaram a pipocar no departamento de Missão de Pesquisa em Aeronáutica da agência norte-americana. Mas agora o projeto vai, de fato, entrar em ação.

Em termos gerais, trata-se de pensar um sistema de transporte para grandes cidades. Com uma diferença: pelos ares. A Nasa entra nisso para projetar e avançar na busca por maiores graus de segurança e eficiência na composição de veículos aéreos não tripulados, que sejam controlados ou automaticamente ou a partir de uma torre de comando em solo.
 
/
 
 
 
O que a Nasa pretende com este novo projeto?
 
Há potencial para fazer uma diferença muito grande em todas as nossas vidas em um futuro muito próximo, e queremos investir nas melhores áreas de pesquisa que ajudarão a indústria a fazer isso acontecer, disse Jaiwon Shin, um dos diretores do departamento aeronáutico da Nasa.

No comunicado, a agência lista algumas das prioridades da pesquisa preliminar que está sendo realizada. As mais importantes são a certificação de segurança dos veículos autônomos, os impactos dos ruídos (sonoros e magnéticos) durante a operação dos veículos, o desenvolvimento dos sistemas de proteção de segurança cibernética e a integração segura do espaço aéreo com as operações tradicionais de voos.

O principal objetivo, contudo, envolve eficiência e segurança: desenvolver um modelo operacional automatizado que garanta que os veículos trafeguem em alta frequência e em segurança, sobretudo em áreas de grande concentração habitacional.
 
/
 
 
A Nasa tem os conhecimentos necessários para ajudar a tornar real a mobilidade aérea urbana, disse Shin. Planejamos realizar pesquisas e desenvolvimento, e testar os conceitos e tecnologias que estabelecem viabilidade e ajudem a definir os requisitos”.

Pesquisas de mercado com empresas independentes agora irão ajudar o projeto a seguir adiante. Não há qualquer tipo de previsão para a aplicação prática do sistema.

Projetos da NASA
  • Brasileiros criam projeto de Colônia Humana que Nasa vai montar na Lua
  • Nasa paga 3 mil dólares pelo melhor projeto de estação espacial
  • Escala na Lua: viagem até Marte da Nasa terá uma parada estratégica