Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Museu da Energia em festa com atividades culturais gratuitas

Museu da Energia em festa com atividades culturais gratuitas

Assessoria de Imprensa - 28 de novembro de 2018 760 Visualizações

 

Evento a ser realizado no dia 30/11, a partir das 10hrs, conta com a participação da comunidade e do entorno e traz diversas atrações durante todo o dia

Como forma de celebrar o final de ano e envolver, cada vez mais, a comunidade e as instituições dos bairros do seu entorno - Luz, Campos Elíseos, Bom Retiro e Barra Funda -, o Museu da Energia de São Paulo realiza, dia 30 de novembro, a partir das 10hrs, a ação cultural Museu da Energia de Portas Abertas.  

O grande evento do ano irá coroar as ações realizadas com o público do Museu, como os alunos de escolas públicas, idosos, grupos de imigrantes atuantes nos bairros, pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições parceiras.

Na ocasião, a comemoração trará atividades gratuitas como apresentações de música e dança, oficinas e uma especial exposição de fotos realizadas por pessoas atendidas pelo Centro de Acolhida às Pessoas em Situação de Rua, da entidade SAEC - Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana, localizada no bairro da Luz.

“A realização desta ação está relacionada com a missão do Museu, de estreitar os laços com a comunidade local e promover o conhecimento e a reflexão do território”, conta Luciana Nemes, coordenadora do Museu da Energia de São Paulo.

No início deste mês, durante atividade no Museu, os participantes foram guiados por profissionais da fotografia e psicologia no exercício da criatividade e no incentivo a autoestima. O resultado da ação originou as fotos da exposição “Olhares invisíveis” que, a partir desta sexta-feira, pode ser visitada na sede do Museu - a exposição fica até 12 de janeiro de 2019.

 /
Participante durante registro para a exposição Olhares invisíveis - Crédito: Wilson Domeneghetti Monticelli

O evento também conta com uma feira com food trucks e artesanatos bolivianos, além da promoção de jogos, gibiteca e outras atividades, organizados pelo setor educativo.

“Será um grande momento para nós! Ao longo do ano estamos atuando e nos relacionando, cada vez mais, com a comunidade e com a rede de instituições que atuam no centro de São Paulo. O ‘Portas Abertas’ será uma forma de agradecer todo o vínculo que construímos em 2018 e fortalecer a união que se iniciará em 2019. Juntos, trabalhamos em uma região vulnerável e que, ao mesmo tempo, tem muito potencial”, finaliza Luciana.

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

10 horas | Oficina do Instituto Árvores Vivas

Atividade convida e orienta o público a identificar as árvores e flores nas ruas e calçadas da região no entorno do Museu da Energia de São Paulo. A ação será conduzida pelo Instituto Árvores Vivas, entidade com sede nos Campos Elíseos, e que tem por missão reconectar as pessoas à natureza e às árvores que habitam nossas praças, parques e caminhos do dia-a-dia.

 11 horas | ABERTURA: Exposição Olhares Invisíveis

Mostra reúne fotografias captadas pelo olhar de moradores da Luz, resultado de uma oficina que utilizou o diálogo terapêutico e o exercício da fotografia para trabalhar a autoestima. Os participantes são atendidos pelo Centro de Acolhida às Pessoas em Situação de Rua - Núcleo Luz, da entidade SAEC - Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana.

 15 horas | Oficina de Stencil

A técnica para a produção de desenhos e ilustrações com a aplicação de tintas em papéis e outros materiais recortados será conduzida pelos educadores do museu, e é voltada a todos os públicos.

 16 horas | Cultura coreana no Museu

O bairro do Bom Retiro é conhecido pela sua mistura de culturas, tendo, entre elas, a presença marcante da comunidade sul-coreana, que vem se estabelecendo na região desde a década de 1960. O público poderá conferir uma apresentação de dança e música tradicionais coreanas.

 
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp, Sabesp e Emae

PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
CTG Brasil

SERVIÇO – MUSEU DA ENERGIA DE PORTAS ABERTAS
Datas: 30 de novembro de 2018 (sexta-feira)
Horário: 10 às 17 horas
Endereço: Museu da Energia - Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Informações: 11 3224 1489
ENTRADA GRATUITA

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Flávia Meira
55 11 3224-1495 ou 11 96360-5482
fmeira@energiaesaneamento.org.br