Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias China planeja construir uma base no fundo do mar só para robôs

China planeja construir uma base no fundo do mar só para robôs

Por Any Karolyne Galdino - 05 de dezembro de 2018 783 Visualizações
 
/
/
 
Inteligências artificiais estão prestes a ter um lugar para chamar de seu – que está localizado em algum lugar que os seres humanos não devem querer visitar.

De acordo com uma matéria publicada no South China Morning Post, cientistas da Academia Chinesa de Ciências planejam construir uma base de pesquisa no Mar da China Meridional, e eles querem robôs artificialmente inteligentes para controlá-la.

Esta base poderia ser a “primeira colônia de inteligência artificial da Terra”, disseram os envolvidos no projeto ao SCMP.

Exploradores Robôs

Os pesquisadores irão construir a base entre 19.685 a 36.100 pés abaixo da superfície do Mar do Sul da China, embora ainda não tenham identificado uma localização específica. Os cabos que vão da base até um navio ou plataforma fornecerão energia.
 
A base terá plataformas de encaixe como uma estação espacial. Submarinos robóticos deixarão a base dessas estações para realizar missões exploratórias, levantando novas áreas e coletando dados sobre formas de vida marinha. Eles também coletarão amostras de minerais que a base será capaz de analisar de forma autônoma.

Mergulho Profundo
 
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra, mas os humanos só exploraram 1% do solo oceânico. Isso não é totalmente surpreendente, dado o quão volátil o ambiente pode ser.

No entanto, os benefícios de saber o que está acontecendo nas profundezas da superfície do oceano são abundantes – os dados obtidos a partir desta pesquisa poderiam melhorar nossa compreensão da mudança climática, levar à descoberta de novos medicamentos ou ajudar os pesquisadores a identificar espécies ameaçadas.

Para criar esta “colônia de IA” não será fácil ou barato – o SCMP relata que custará US $ 160 milhões para ser concluído – as descobertas que ela poderia produzir podem valer a pena o investimento.