Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Estudo revela que o oceano mudará de cor neste século

Estudo revela que o oceano mudará de cor neste século

Engenharia É - 07 de fevereiro de 2019 1010 Visualizações
 Estudo revela que o oceano mudará de cor neste século
Os oceanos do nosso mundo estão com problemas, não há dúvida sobre isso. Apenas a mera quantidade de resíduos plásticos que eles possuem agora é suficiente para causar grande preocupação, mas parece que há mais notícias problemáticas.

Uma mudança no fitoplâncton

Segundo o MIT, a mudança climática está afetando o fitoplâncton em nossos oceanos. O fitoplâncton é, em sua maioria, organismos microscópicos unicelulares que vivem em ambientes aquáticos.

Assim como as plantas, elas têm clorofila para capturar a luz solar e usar a fotossíntese para transformá-la em energia química, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio.

Eles servem como alimento para muitos animais aquáticos, mas também podem se tornar perigosos. Certas espécies de fitoplâncton podem produzir biotoxinas poderosas, resultando em florações tóxicas que podem matar a vida marinha e contaminar os frutos do mar.

Agora, o MIT está dizendo que as mudanças nesses organismos serão tão extremas que causariam uma mudança na cor da superfície dos oceanos até o final do século XXI. Isso pode não parecer tão ruim à primeira vista, mas as coisas são mais complicadas do que parecem.

“Haverá uma diferença notável na cor do oceano até o final do século XXI”, disse Stephanie Dutkiewicz, principal pesquisadora do Departamento de Ciências Atmosféricas, Terrestres e Planetárias do MIT e do Programa Conjunto sobre o Ciência e Política de Mudança Global.
 
“Pode ser potencialmente muito grave. Diferentes tipos de fitoplâncton absorvem a luz de maneira diferente, e se a mudança climática mudar uma comunidade de fitoplâncton para outra, isso também mudará os tipos de teias alimentares que eles podem suportar.” Diz Dutkiewicz.

Azuis e verdes intensificados

De acordo com os pesquisadores, o oceano verá suas regiões azul e verde se intensificarem tanto que a imagem de satélite detectará essas novas tonalidades. Para chegar a essas conclusões, os cientistas desenvolveram um modelo computacional global que simula o crescimento e a interação de diferentes espécies de fitoplâncton, bem como a maneira como absorvem e refletem a luz.

“O modelo sugere que as mudanças não parecerão enormes a olho nu, e o oceano ainda parecerá ter regiões azuis nas regiões subtropicais e mais verdes perto do equador e dos pólos”, disse Dutkiewicz.

“Esse padrão básico ainda estará lá. Mas será diferente o suficiente para afetar o resto da rede alimentar que o fitoplâncton sustenta”.

O que os novos pesquisadores estão refletindo é sobre a vida nessas regiões. As regiões azuis mais profundas indicarão menos fitoplâncton e, portanto, menos vida marinha. Os tons verdes mais profundos revelarão flores maiores de fitoplâncton mais diverso, resultando em níveis mais altos de vida aquática.

O tempo dirá como essas previsões se desenvolvem. Aqui esperamos que, apesar de tudo isso, nossos oceanos consigam manter sua rica biodiversidade.