Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Visão sistêmica de projeto economiza na manutenção

Visão sistêmica de projeto economiza na manutenção

TEM Sustentável - Fonte: Italo H. Genovesi - 15 de fevereiro de 2019 932 Visualizações
Visão sistêmica de projeto economiza na manutenção

O projeto funcional, focado na manutenção predial e na operação do empreendimento, é um dos diferencias da TM2 Planejamento e Projeto. São itens que devem ser observados, mas muitas vezes, são inexistentes ou mal aplicados nos projetos.

“É preciso ter conhecimento profundo na operação de um empreendimento logístico/industrial com múltiplos usuários ou monousuário. Além disso, ela deve ser facilitada e não dificultada. Um projeto preocupado com a manutenção facilita reparos com baixo custo e mantém o imóvel valorizado”, explica o arquiteto Thiago Machado, sócio da TM2 Planejamento e Projeto.

O trabalho de manutenção feito em um imóvel envolve a avaliação de diversos itens. Entre eles vale destacar:

Aviso do ladrão da caixa d’água – É uma tubulação que direciona parte da água lançada pelo ladrão (dispositivo que avisa vazamentos), para uma região do edifício, de maneira visível para o pessoal da manutenção fazer reparos, quando necessário. É muito importante colocar o aviso numa região com circulação de serviço constante para que ele possa ser notado e cumpra sua função.

Tubulação aparente – Muito importante para identificar qualquer vazamento, de imediato, ou para execução de qualquer serviço (alteração, manutenção preventiva, etc) de maneira mais fácil. Vazamentos em tubulações enterradas e/ou embutidas são normalmente visíveis depois de um grande estrago.

/
 
Tubulação aparente

Troca do mastique – A troca de juntas, em mastique, nas fachadas deve acontecer periodicamente. Alguns elementos fixados na fachada como escadas marinheiro, descidas de água pluvial, entre outros, impedem que essa troca seja feita com qualidade. Essas particularidades devem ser observadas no momento do projeto.

Iluminação do pátio de manobras – Muitas vezes, a instalação das iluminações de pátio na fachada do galpão são feitas em locais de difícil manutenção. Seja longe da platibanda, local em que a manutenção seria facilmente feita pelo telhado, ou sobre marquise, onde não é possível instalar um simples andaime para manutenção. Em casos como esses é preciso contratar equipamentos para fazer a manutenção, o que encarece consideravelmente o serviço.