Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias BOMAG MARINI Latin America apresenta nova série de usinas de asfalto ao mercado

BOMAG MARINI Latin America apresenta nova série de usinas de asfalto ao mercado

Assessoria de Imprensa - 15 de fevereiro de 2019 949 Visualizações
Incorporando conceitos da indústria 4.0, linha Carbon T-Box promete revolucionar o segmento de produção de misturas asfálticas
 
/ 
Configurada em contêineres e dividida em três módulos – sistemas de dosagem, filtragem e secagem/mistura – a nova série de usinas de asfalto Carbon T-Box, da BOMAG MARINI Latin America, foi desenvolvida por meio dos mais avançados conceitos de tecnologia e mobilidade e, segundo a companhia, chega para construir o futuro das estradas. Capazes de atender obras em diferentes etapas, as novas usinas estão aptas a produzir asfalto de alta qualidade, desde binder até capas de acabamento extremamente complexas, tais como asfaltos polimerizados, utilizando até 30% de asfalto reciclado (RAP) na mistura, o que resulta em menos impacto ao meio ambiente. 
 
No que diz respeito à concepção do projeto de engenharia do lançamento, o CEO da BOMAG MARINI Latin America, Walter Rauen, conta que, analisando a evolução do mercado e as limitações existentes nos equipamentos de produção de mistura asfáltica (CBUQ), a companhia identificou a necessidade de um avanço em relação à flexibilidade de transporte, agilidade na instalação e redução do tempo de início da operação, assim como melhorias tecnológicas que pudessem oferecer maior rendimento e redução de custos produtivos. “A partir disso, desenvolvemos o conceito Carbon, que atende as mais altas exigências e é capaz de proporcionar uma excelente relação custo/benefício aos clientes do mercado nacional e internacional”, diz.
 
Entre os destaques da nova série, estão os sistemas baseados no conceito EASY, que proporcionam facilidade e agilidade na montagem por meio da estrutura modular em contêiner. Em situações normais, a usina é montada em apenas um dia, então são realizadas as demais etapas de montagem dos acessórios, conexões elétricas, combustível e asfalto, e, dentro de cinco a sete dias ela está apta a iniciar a operação. “Comparando com as nossas usinas série MAX, que levam em torno de 10 dias para iniciar a operação, enquanto grande parte das concorrentes levam de 15 a 20 dias, podemos afirmar a eficiência e agilidade proporcionadas por este conceito”, complementa Rauen. 
 
Além disso, graças à estrutura em contêiner ISO, a novidade atende aos mais diversos requisitos de regulamentação e transporte, a exemplo do transporte em rodovias, tanto no Brasil como no exterior. Uma vez que não há a necessidade de licenças especiais, as usinas Carbon T-Box podem ser transportadas durante o dia e a noite sem qualquer restrição, diferente das usinas sobre chassis, que possuem restrições de horário de tráfego e exigem licenças especiais. Já no transporte marítimo, as vantagens são muito maiores, pois a usina é transportada em um contêiner padrão ISO, o que reduz drasticamente os custos de frete para outros países e continentes, além de demandar menos processos burocráticos de trânsito e permitir que qualquer navio possa transportar com facilidade.
 
Outro diferencial é o sistema Plug & Play, que está presente em todos os módulos da série. Caracterizado pelo sistema elétrico com todas as tomadas vedadas e eletrocalhas aramadas para passagem de chicote, a tecnologia promove a intercomunicação inteligente com o auxílio da rede CANopen, que envia e recebe informações sobre o ciclo de trabalho, resultando em agilidade na conexão de sistema, praticidade de instalação e controle total. Cada módulo possui painéis e conexões dedicadas, que possibilitam a ligação nas tomadas dos diferentes módulos através de cabos com plug.  O controle de toda a usina é realizado por meio de supervisório SCADA, a dosagem conta com um módulo CLP remoto para controle dos motores e status de níveis dos silos, e a pesagem é completamente digital, e, por isso, não sofre com variações de temperaturas e interferências elétricas, o que é muito comum nos transdutores convencionais.
 
Produtividade e redução do consumo
 
Um dos modelos que integram a linha é a Carbon T-Box 160, que possui capacidade operacional de 112 até 160 toneladas por hora e pode atender pequenos e grandes projetos de acordo com os mais exigentes requisitos. Segundo a BOMAG MARINI Latin America, os indicadores de produtividade do modelo são calculados considerando diversos fatores do próprio equipamento, bem como fatores externos relativos às exigências das características dos agregados, como a porcentagem correta de umidade, por exemplo, assim como os demais equipamentos de produção de massa asfáltica (CBUQ). “Como padrão, consideramos o fator percentual de umidade nos agregados para indicar a produção de usinas de asfalto, neste caso, para a CARBON T-BOX 160, a produção nominal é de 160 toneladas por hora”, diz Rauen. 
 
Com relação à redução do consumo de combustível, as usinas Carbon T-Box contam com o sistema EASY FLAME, que possibilita a operação e regulagem da chama de forma automática ou a partir do painel de comando, proporcionando controle total, não somente do combustível, mas também do comburente. “Desta forma, é possível atingir uma curva perfeita de desempenho da combustão de acordo com a produção exata para uma queima eficiente, como nenhuma outra no segmento”, pontua o CEO.
 
Por esses e outros motivos, as expectativas da BOMAG MARINI Latin America em relação aos comprados são positivas. O modelo Carbon T-Box 160, por exemplo, já começou a ser comercializado no Brasil e também no mercado externo. Além dele, o novo modelo Carbon T-Box 130, com capacidade de até 130 toneladas por hora, já está disponível para o mercado. “Também anunciamos que a Carbon T-Box 100, com capacidade de até 100 toneladas por hora será lançada ainda no primeiro semestre de 2019. E, dentro dos próximos meses, também iremos lançar a Iron T-Box 50, com capacidade de até 50 toneladas por hora, que faz parte da nova linha de usinas de baixa produção, baseada no mesmo conceito T-Box”, finaliza Rauen.
 
/