15 de março de 2019

Solução para habitação popular usando impressoras 3D

Campo Grande News - Mário Sérgio Lorenzetto
Há muito as impressoras 3D entraram na construção civil nos EUA e na Europa. Fazem componentes ou até partes inteiras de uma casa. Mas, agora, há uma empresa que resolveu construir uma casa inteira com impressoras 3D. E diz que foi fácil.
 
Esse objetivo comum, juntou duas empresas. A New Story, uma organização sem fins lucrativos, sediada em Silicon Valley, na Califórnia, passou os últimos anos repensando a forma como se constroem casas, para oferecer habitação para quem vive em pobreza extrema. Nos últimos tempos, juntou-se à Icon, uma empresa de tecnologia de construção. Juntas criaram uma impressora 3D, que consegue construir uma casa em menos de um dia.
 
Foi apresentada em Austin, no Texas, no South By Southwest, um festival. A impressora, de nome Vulcan, faz lembrar o planeta de Spock, a mítica personagem de Star Trek. Constrói uma casa de um piso, com 60 metros quadrados, feita em cimento e em tempo recorde. Construíram uma casa de propósito nesse festival.
 
Neste momento, a casa custa mais de R$20 mil. Com as construções massivas esperadas, os preços cairão para a casa dos R$10 mil, garante a empresa. O início das construções ocorrerá no Haiti e em El Salvador. Até agora, até mesmo os métodos mais tradicionais e eficientes demoram quase um mês para entregar uma casa pronta.
 
O modelo apresentado no festival inclui sala, quarto, banheiro e uma varanda. A ideia é atender parte considerável dos 1,2 bilhão de pessoas que não têm teto para viver no mundo. Há outras empresas que já imprimiram casas, mas são moduladas em galpões e se parecem com a cabana do Yoda. São de plástico. As casas da New Story são de cimento. Resistentes e duradouras. A impressora Vulcan cabe em um caminhão pequeno, para que seja transportada com rapidez e facilidade. O máximo que ela consegue construir é uma casa de 74 metros quadrados, com dois quartos.
 
 
 
 
 
 

 
 

© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading