Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Agenda de eventos dedicados à infraestrutura e à construção civil sinaliza a retomada do setor

Agenda de eventos dedicados à infraestrutura e à construção civil sinaliza a retomada do setor

Redação EC - 28 de março de 2019 1289 Visualizações
 Agenda de eventos dedicados à infraestrutura e à construção civil sinaliza a retomada do setor
As recentes projeções econômicas e o novo cenário político no Brasil indicam condições favoráveis para a retomada de investimentos em obras de infraestrutura e o aquecimento no mercado de equipamentos e materiais de construção e mineração. No final de 2018, dois eventos contribuíram para reforçar essa movimentação no setor de máquinas e equipamentos: a realização da M&T Expo (Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração) e a divulgação do “Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção”. Idealizados pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), eles apontaram para a retomada da economia, embora de maneira tímida, mas suficiente para criar um clima otimista.

No caso da M&T Expo, tradicionalmente organizada pela Sobratema, na edição de 2018 contou com a parceria da Messe Munchen, organizadora da Bauma. Os números divulgados pós-feira foram auspiciosos tanto na qualidade do público visitante quanto nos negócios realizados durante o evento. A parceria entre a Sobratema e a Messe Munchen estimulou o mercado para realização de outras feiras, a chegada de uma organizadora alemã apostando no mercado brasileiro, indicava confiança no mercado.

Indo ao encontro deste cenário, o calendário de 2019 está movimentado com o clima de otimismo. Na agenda, estão as principais novidades tecnológicas que permeiam estes setores, seguidas pelas oportunidades de negócios. Confira, abaixo, o que cada Feira está preparando para 2019! 

Brazil Expo Moving – Construção, Infraestrutura e Mineração
/ 
Marcada para acontecer entre os dias 16 e 19 de julho, no Jóquei Clube, em São Paulo (SP), a primeira edição da Brazil Expo Moving (BEM) promoverá apresentações dinâmicas para equipamentos de infraestrutura, construção civil, mineração e energia renováveis. O evento promete materializar a perspectiva do novo governo que, entre outras ações, projeta a intenção de retomar as mais de 7,4 mil obras paralisadas, podendo gerar uma movimentação de R$ 115,1 bilhões na cadeia de valor, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
 
De acordo com o diretor Estratégico da BEM, Hugo Ribas, estima-se que a feira contará com uma área de 40 mil m2, sendo que 20 mil m2 deste total serão destinados para a chamada “área dinâmica”, na qual os expositores poderão apresentar, ao vivo, suas tecnologias para equipamentos de construção. “Os expositores irão dispor de área interna e externa, mas o foco principal é que todos tenham a oportunidade de participar da parte dinâmica do evento”, diz.
 
Esse é, inclusive, um dos três pilares nos quais a BEM está embasada: a possibilidade de demonstração por parte dos fabricantes de equipamentos, em uma área perfeitamente adequada, que inclusive irá reduzir as despesas dos expositores na montagem dos estandes. Os outros dois fundamentos envolvem a inovação na organização do evento e o compromisso com a satisfação do expositor.
 
“Entendemos que havia a necessidade de buscar um modelo diferente, para substituir o modelo tradicional e histórico das feiras de negócios atuais, que não apresentam surpresa ao visitante e acabam se revelando uma sucessão de estandes repetitivos”, explicou Ribas. “A BEM é a resposta prática para a inovação buscada pelo mercado de feiras. Acreditamos que uma feira de equipamentos para construção e mineração dinâmica e, não com estandes estáticos, é o desejo dos expositores desse mercado e é por isso que a Brasil Expo Moving 2019 materializa o perfil para definitivamente ocupar posição de destaque no Brasil e América Latina”, finaliza. 
 
A BEM 2019 espera receber um público qualificado de cerca de 20 mil visitantes. Vale ressaltar que o Jóquei Clube oferece amplo estacionamento e que a organização do evento disponibilizará o serviço de transfer para os visitantes que utilizarem o metrô Butantã, Linha Amarela e a CTPM. 
  
Para mais informações, acesse: https://brazilexpomoving.com.br/
 
Concrete Show
/ 
Consolidado há mais de onze anos como o único evento da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto, a Concrete Show South America tem como objetivo oferecer novas oportunidades de fomentar a competitividade e o desenvolvimento do setor, apresentando-se como uma plataforma para o lançamento de novos produtos, aproximação entre empresas e clientes, vendas e networking. A 12° edição da Feira está marcada para acontecer entre os dias 14 e 16 de agosto, no São Paulo Expo. 
 
“Ainda estamos fechando os detalhes desta edição, mas o que podemos adiantar é que a Concrete Show reunirá uma extensa programação de conteúdo com seminários e cursos técnicos voltados para a capacitação dos profissionais que atuam na construção civil, além de incluir algumas palestras com acesso gratuito. A demonstração prática de equipamentos de grande porte em uma área externa também será um diferencial do evento”, antecipa a gerente Geral da Concrete Show, Márcia Gonçalves.
 
A feira receberá expositores nacionais e internacionais de segmentos que vão desde maquinário, equipamentos e ferramentas, passando por sistemas construtivos à base de cimento, chegando a diversos serviços e uma infinidade de produtos e soluções para a cadeia produtiva do concreto e construção civil. “Entre os visitantes estão profissionais de construtoras dos segmentos residencial, comercial e de obras de infraestrutura, de pequeno, médio e grande porte, escritórios de engenharia e arquitetura, locadores de equipamentos, concreteiras, órgãos governamentais e empreiteiras de obras públicas, consultorias, entre outros”, diz Márcia.
 
No que diz respeito aos serviços oferecidos, a organização da Concrete Show conta com uma agência de viagens oficial que oferece benefícios exclusivos e tarifas especiais de hospedagem, transfer e transporte aéreo para os expositores e visitantes do evento. Outro diferencial é o estacionamento do São Paulo Expo, com diárias em torno dos R$ 45 e capacidade para até cinco mil vagas, sendo 4,5 mil delas cobertas, com um acesso direto ao pavilhão por uma passarela.

Para mais informações, acesse: https://www.concreteshow.com.br/pt/

Paving Expo 
/ 
Soluções para segurança viária e rodoviária, máquinas e equipamentos pesados, tecnologias para construção e manutenção de obras de arte especiais (pontes, viadutos e túneis), produtos para pavimentação em asfalto e concreto, soluções para sinalização e drenagem, sistemas de gestão e monitoramento, geossintéticos e tecnologias de contenção e reforço de encostas. Esses são os campos de atuação das empresas que estarão expondo seus produtos na Paving Expo 2019. Com uma área total de 10 mil m2, a feira espera receber cerca de 7 mil visitantes durante os dias 27 e 29 de agosto, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  
 
“Estamos organizando este evento de uma forma totalmente nova, com propostas econômicas aos expositores, o que permitirá a participação deles sem demandar um investimento tão alto. Nosso departamento de Marketing está totalmente focado em trazer o visitante certo para atender aos nossos expositores. Além disso, criamos, de forma inédita, um departamento voltado à visitação composto por profissionais experientes e atentos às novas forma de divulgação”, conta Guilherme Ramos, da STO Feitas e Eventos, empresa responsável pela organização da Paving Expo.
Entre as expositoras que já estão confirmadas no evento, destacam-se empresas como a Copagaz, Sotreq, Margui Engenharia de Equipamentos, Romanelli, Pavemetrics, Lafaete e Kaeser Compressores.

Para mais informações, acesse: https://pavingexpo.com.br/

Fenasan 
/ 
Promovida há 30 anos consecutivos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), a Fenasan - Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. Sua próxima edição acontecerá em São Paulo (SP), no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, entre 17 e 19 de setembro, e estima receber cerca de 20 mil pessoas. 
 
Para a Presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp, Viviana Borges, a Fenasan tem contribuído de forma sistêmica com o saneamento ambiental ao longo dos anos. “Em caráter simultâneo com a Feira é realizado o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que concentra os maiores especialistas técnicos do território brasileiro, com palestras e cursos de notório interesse aos profissionais que atuam na área. A junção dessas duas realizações credencia essa ação como o maior evento técnico-mercadológico do setor na América Latina”, diz.
 
Além do conteúdo das palestras citadas acima, a programação da feira também prevê a formação de mesas redondas com temas atuais e pertinentes ao saneamento ambiental, painéis, fóruns e demais ações voltadas à sustentabilidade, bem como a esperada premiação com Troféu AESabesp aos expositores destaques de cada ano e ao Jovem Profissional. Com relação ao tamanho da Fenasan 2019, estima-se a ocupação de uma área interna com mais de 8.000 m² e a exposição de 200 estandes.
 
Entre os diferenciais do evento, a AESabesp disponibilizará vans partindo da Estação do Metrô Tietê e um estacionamento pago com mais de 3 mil vagas. Além disso, a estrutura do local conta com restaurante e espaço reservado para o uso do Wi-Fi. 
 
Para mais informações, acesse: https://www.fenasan.com.br/
 
BW Expo 
/ 
A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), entidade com 30 anos de atuação no desenvolvimento técnico, tecnológico e sustentável dos segmentos da construção e mineração, decidiu oferecer sua experiência para contribuir com o crescimento da adoção de tecnologias ambientalmente sustentáveis. Assim nasceu a BW Expo e Summit, feira que será realizado no São Paulo Expo, de 05 a 07 de novembro, e reunirá fornecedoras de equipamentos e serviços que ofereçam soluções para que as empresas reduzam o impacto ambiental de suas ações produtivas e de seus produtos.
 
Em sua terceira edição, a BW Expo terá um formato inédito, composto por uma exposição com empresas que forneçam tecnologias na forma de equipamentos, produtos e serviços voltados para a sustentabilidade ambiental e com empresas líderes na adoção desses conceitos para apresentarem seus “cases”, a fim de influenciar e apontar caminhos para outras companhias; e por uma inovação expositiva, por meio da construção de ambientes lúdicos para que o visitante possa compreender os diversos aspectos que envolvem o  tema e um ambiente de debates e discussão, onde especialistas e técnicos trarão os assuntos mais relevantes para que haja um maior desenvolvimento e evolução da sustentabilidade do meio ambiente no país.
 
Para José Danghesi, especialista do mercado de feiras e eventos e consultor da Sobratema, a BW irá reunir e congregar diversos atores e esforços, funcionando como um hub, para acolher essas iniciativas de tecnologias e disseminar esse conhecimento ao máximo de pessoas possíveis. “Por isso, um dos nossos esforços será no sentido de formar redes de relacionamento, com a participação de especialistas, lideranças setoriais, agentes governamentais, profissionais de variados segmentos e influenciadores digitais, por meio de mídias online e off-line“, complementou. Afonso Mamede, presidente da Sobratema, ressaltou, porém, que as atividades da BW 2019 não param aí, elas podem se expandir para além do pavilhão de exposições do São Paulo Expo, uma vez que o evento tem o caráter de ser um ponto de partida na direção de desenvolver e compartilhar tecnologias para redução do impacto ambiental. “Eventos de conteúdo, visitas às plantas industriais, laboratórios, construções, escritórios, usinas de tratamento de resíduos, atividades municipais tais como coleta e varrição, entre outros, poderão ocorrer em diferentes espaços e em outras cidades, mas serão parte integrante da BW 2019”, finalizou.
 
Para mais informações, acesse: http://www.bwexpo.com.br/
 
Construction Expo
A equipe da Messe Munchen, realizadora da Construction Expo, feira que faz parte do portfólio da parceria Sobratema/Messe Munchen, não confirmou a realização do evento.