Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projeções mostram duplicação de ferrovias na matriz logística, diz ministro

Projeções mostram duplicação de ferrovias na matriz logística, diz ministro

CGN - Bárbara Nascimento e Fabiana Holtz - 04 de abril de 2019 896 Visualizações
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou na quinta-feira, 28, que os investimentos planejados para ferrovias vão duplicar, na matriz logística, o share ferroviário no País. Projeções mostram que vamos duplicar o share ferroviário na matriz com investimentos feitos agora, disse ele após o leilão da ferrovia Norte-Sul, que foi vencido pela Rumo após oferecer mais de 100% de ágio.

Ele defendeu ainda que mudanças sejam feitas no marco regulatório para ferrovias e na forma de se fazer ferrovia no País. E emendou que o governo pretende resolver logo essas questões e prosseguir em breve com a construção da Ferrogrão e da Integração Oeste-Leste.

Em entrevista na sede da B3, o ministro completou que o governo vai dar impulso a prorrogações na malha paulista de ferrovias. Segundo ele, uma instrução normativa está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e está praticamente concluída, o que deve viabilizar novos investimentos. 

Freitas disse que, nas concessões previstas à frente, o governo espera mais competições e ágios expressivos. E frisou que quer inaugurar uma nova tradição brasileira de exigir cumprimento de contratos.