Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Satélite joseense de monitoramento terrestre embarca para a China

Satélite joseense de monitoramento terrestre embarca para a China

Life Informa - 31 de maio de 2019 828 Visualizações
/
Foto: Inpe
 
Após minuciosa bateria de testes e dezoito meses de montagem, o satélite sino-brasileiro CBERS-4A, produzido em São José, está pronto para deixar a cidade. O satélite passou por inúmeros testes de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, vibração, vácuo-térmicos e acústica que foram concluídos no final de abril. Agora, inclusive devidamente embalado, embarcou num Boeing 747 na tarde da segunda-feira (27), do aeroporto joseense com destino a Pequim, na China.

Este é o sexto satélite feito em parceria com a China – o primeiro foi lançado em 1999 – e resultado do primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia entre dois países do Sul, firmado em 1988. No Brasil, o desenvolvimento do Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) cabe ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Uma das mais importantes iniciativas pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no país, o CBERS é utilizado no monitoramento de biomas, agricultura, crescimento urbano, gerenciamento hídrico e de desastres naturais. Para isso, o satélite conta com toda uma estrutura especial, com painel solar, sistemas e câmeras que, do Espaço, ajudarão o Brasil a contribuir para o desenvolvimento sustentável da Terra.

A fase de montagem, integração e testes (AIT) do CBERS-4A foi realizada totalmente no Brasil, nas instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, em São José dos Campos, o único laboratório do Hemisfério Sul capaz de integrar e realizar testes completos de satélites e seus subsistemas. Na montagem, o LIT/INPE simula todas as condições que o satélite irá enfrentar desde o seu lançamento até o final de sua vida útil no espaço.