26 de julho de 2019

5 Fatos Sobre Transmissão de Energia

POR BEATRIZ ZANUT BARROS - Engenharia 360
Transmissão de energia é o transporte de energia entre a geração e a distribuição. Quais são os fatos por trás disto que você deveria saber?

Energia em Alta Tensão
Que a energia precisa ter sua tensão elevada para evitar perdas no sistema todos nós já ouvimos falar. Agora porque escolher determinado tipo de tensão? Normalmente são usadas tensões de 138kV logo após a geração e antes da distribuição. Já tensões mais elevadas como 230kV ou 500kV são usadas para transmitir energia para subestações distantes.

Leilões de Transmissão de Energia
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) organiza editais para fornecer a concessão da transmissão de energia a empresas responsáveis por arcar com todo o projeto da futura instalação. Ganha o lote a empresa mais competitiva, ou seja, a que apresentou o menor valor ao tentar ganhar o projeto.

Leilão Aneel

A entrega dos valores é feita por envelope fechado. E se a diferença de preços entre uma empresa e outra for menor que 5% o leilão vai para viva voz. Com o objetivo de apresentar uma ultima chance para os investidores alterar os valores, aumentando ainda mais a competitividade.

Os leilões de transmissão de energia tiveram início em 1999 e possibilitaram o crescimento deste tipo de projeto de 1% para 3,6% ao ano. Isto influencia diretamente no fato de que hoje 99% do país possui acesso a eletricidade.

A ONS tem controle sobre o funcionamento de todas as subestações do país
Não sei vocês, mas a primeira vez que eu ouvi falar sobre o Centro de Operações e Controle da ONS (Organização Nacional do Sistema), eu achei um máximo. Imagina um centro de operação mostrando o funcionamento de toda a transmissão de energia do país?

Este monitoramento é feito por um sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) de controle. Na maioria das vezes o software utilizado é o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), Este é um sistema desenvolvido pela CEPEL (Centro de Pesquisa de Energia Elétrica).

Neste sistema os dados de funcionamento da subestação são enviados a ONS.
 
 
Sala de Comando – ONS

Este sistema também pode ser local, usado para controle de funcionamento da subestação. Entretanto, ele é interligado aos equipamentos de proteção locais, de maneira que a falha da subestação seja detectada de forma mais precisa.

E as bolas laranjas nas linhas de transmissão de Energia?
As vezes nos perguntamos porque elas estão ali, e a explicação é simples, elas fazem parte de uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o setor elétrico a fim de evitar acidentes com helicópteros e aviões.
 

Procedimentos de Rede, o que é isto?
Todo equipamento de transmissão de energia para instalações a partir de 230kV tem suas normas estabelecidas pela ONS (Organização Nacional do Sistema), de maneira que seja atendidos os requisitos mínimos para não haver problemas maiores no sistema. A maioria das empresas, para se tornarem mais competitivas em seus leilões de transmissão de energia, utilizam apenas os requisitos mínimos estabelecidos pela ONS, para estabelecer o lance que será dado no leilão.

© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading