Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Demolição com responsabilidade ambiental e redução de custo

Demolição com responsabilidade ambiental e redução de custo

Redação EC - 16 de agosto de 2019 1388 Visualizações
 Demolição com responsabilidade ambiental e redução de custo
Países desenvolvidos, com pouca extensão territorial e com aumento significativo de população, são os líderes em demolição. Como exemplo temos o Japão, onde estruturas antigas dão lugar a construções que atendem às necessidades urbanas e tecnológicas atuais.
 
No entanto, por conta da falta de planejamento urbano na construção das cidades, a concentração da população nas metrópoles e as demandas de infraestrutura e tecnologia, o Brasil está no ranking dos países com grande potencial de demolição. 
 
Nos processos de expansão imobiliária, industrial e melhorias de infraestrutura, considerar a demolição de uma estrutura antiga para dar lugar a uma nova passa a ser um item importante no planejamento de engenharia e, naturalmente, aparecem as questões ambientais que implicam nessa atividade.
 
Os usuários, contratantes e empreendedores cada vez mais estão alinhados às práticas sustentáveis e à destinação de resíduos, o que obriga as empresas de engenharia de demolição a trabalharem com responsabilidade ambiental para garantir tanto a qualidade quanto a certificação da obra nova.
 
O ponto de partida para o planejamento de demolição é a análise da obra e a definição da metodologia. Confira algumas opções abaixo:
 
Demolição manual
Utilizada quando a estrutura da edificação não suporta o peso de máquinas, quando é necessário separar a edificação a ser demolida daquela que será preservada e quando apresenta risco de queda de material desagregado sobre transeuntes ou equipamentos.
 
/ 
 
Demolição mecânica
Consiste em demolições de médio e grande porte, que suportam a utilização de máquinas e equipamentos providos de motores, como escavadeiras, carregadeiras, guindastes, martelos pneumáticos, plataformas, caminhões e tesouras hidráulicas.
 
/ 
 
Demolições de galpão e fábricas
É utilizada para reaproveitamento rápido de espaços. No processo de demolição de galpão são demolidas lajes e vigas de concreto, estruturas metálicas, reservatórios em concreto armado, pisos industriais, etc.
 
 /

 Demolição de alto risco, áreas contaminadas ou após sinistros
 
/ 
 
São serviços executados em grandes alturas, locais de difícil acesso ou em áreas com instalações em atividade e com pessoas circulando sob o local, determinando medidas de proteção e segurança extremas. Todo trabalho é realizado de maneira cuidadosa, eliminando todo e qualquer risco de queda de material ou ferramentas.
 
Também se aplica às áreas com contaminação ambiental ou que sofreram sinistros como incêndios ou desmoronamentos.
 
Além desses métodos também existe a demolição por implosão, que é um processo complexo que exige o conhecimento do projeto estrutural da obra para compreensão dos elementos de apoio para o planejamento do uso dos explosivos.

Aproveitamento de resíduos
A opção pelo método de demolição implicará no maior ou menor aproveitamento de resíduos. O que mais proporciona aproveitamento é a demolição manual, que com a tecnologia disponível pode-se chegar a 100% de aproveitamento. Algumas estruturas antigas podem guardar matérias primas valiosas, metais, madeiras, pedras, acabamentos.
 
Esse aproveitamento resulta na diminuição do custo da demolição,

A indústria da reciclagem
É necessário que se faça a separação e catalogação dos materiais segundo a resolução do Conama, o acondicionamento correto de acordo com suas classificações e então destiná-los à reciclagem. Esse processo tem se aperfeiçoado cada vez mais e as empresas que compram resíduos precisam ter licença de funcionamento de órgão regulador que permita a emissão da CTRS, que é um documento que comprova o descarte regular e correto.
 
Embora a norma da ABNT tenha sido cancelada no início dos anos 2000, o setor está maduro o suficiente para atender o mercado com respeito ao meio ambiente, esse é um diferencial das empresas que atuam com engenharia de demolição. O mercado espera uma nova Norma Técnica, atualizada e que contemple os avanços tecnológicos do período.
 
Mesmo com o aumento da importância da engenharia de demolição, no Brasil, essa disciplina não faz parte do currículo das universidades. O conhecimento é adquirido na prática, em cursos de engenharia ambiental e civil ou em cursos de formação oferecidos no exterior.
 
A experiência prática do engenheiro é o que mais o credencia para o exercício da atividade de demolição. Somando ao planejamento, análise de riscos e ao estudo minucioso da obra a ser demolida, é possível garantir a qualidade do trabalho e a destinação dos resíduos com segurança e precisão.
 
Uma empresa de demolição precisa ter em seu quadro técnico profissionais de engenharia civil, com experiência em demolição, planejamento e gestão ambiental, equipe técnica operacional, técnicos de segurança, apontador, profissionais de oxi-corte, encarregados, gestores de frota e operadores de máquina.
 
Com informações da Nobre Demolidora www.nobredemolidora.com.br.