Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias COMO SERÁ NOSSO FUTURO NAS CIDADES?

COMO SERÁ NOSSO FUTURO NAS CIDADES?

POR INOVA SOCIAL - 29 de agosto de 2019 1048 Visualizações
COMO SERÁ NOSSO FUTURO NAS CIDADES?
Créditos: Imagem Destaque – Novikov Aleksey / Shutterstock 
 
O futuro da humanidade é o futuro das cidades. Na seleção de TED Talks que preparamos hoje para você, leitor do InovaSocial, saiba mais sobre inovação nas comunidades periféricas, novas áreas verdes que surgem pelas ruas e os bairros futuristas que podem moldar o futuro das cidades.

Parag Khanna: Como as megacidades estão mudando o mapa do mundo
 
Eu quero que vocês repensem como a vida é organizada na Terra”, diz o estrategista global, Parag Khanna. Enquanto nossas cidades se expandem e tornam-se cada vez mais conectadas através das redes de transporte, energia e comunicação, nós evoluímos da geografia para o que ele chama de ”conectografia”. Essa civilização de rede globais em ascensão que promete reduzir a poluição e a desigualdade – e até mesmo superar rivalidades geográficas. Nesta palestra, Khanna nos pede para aderir a uma nova máxima para o futuro: ”Conectividade é destino.”
 
/

Stewart Brand fala sobre as favelas
Em todo o mundo vilarejos rurais estão sendo abandonados, já que milhares de pessoas estão se mudando para as cidades para viver em barracos e favelas. Stewart Brand diz que isso é bom. Por quê? Você verá em três minutos.

/ 

Carolyn Steel: Como os alimentos moldam as nossas cidades
Todos os dias, em uma cidade como Londres, 30 milhões de refeições são servidas. Mas de onde vem toda essa comida? A arquiteta Carolyn Steel discute o milagre diário de abastecer as cidades e mostra como as antigas rotas de alimentos moldaram o mundo moderno.
 
/

Um conto de renovação urbana, por Majora Carter
Em um discurso emocionado, a ativista Majora Carter, vencedora do prêmio MacArthur, detalha sua luta por justiça ambiental em South Bronx – e mostra como bairros habitados pelas minorias sofrem mais com a política urbana imperfeita.
 
/

Vicki Arroyo: Vamos nos preparar para nosso novo clima
Deixe a política de lado: dados mostram que a mudança climática já está acontecendo, de forma mensurável. E, como afirma Vicki Arroyo, é hora de prepararmos nossas casas e nossas cidades para o novo clima, sob o risco crescente de inundações, seca e incerteza. Ela ilustra essa palestra inspiradora com projetos arrojados de cidades ao redor do mundo – exemplos regionais de como pensar no futuro.
 
/

Catherine Bracy: Por que bons hackers fazem bons cidadãos
Hackear é muito mais do que somente artimanha ou subversão política. Como descreve Catherine Bracy nesta palestra espirituosa, pode ser tanto uma força para o bem quanto é para o mal. Ela fala de projetos inspiradores de natureza cívica em Honolulu, Oakland e na Cidade do México; e constrói um argumento convincente de que todos nós temos o que é necessário para participar.
 
/