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Jovem carioca vence prêmio com impressora 3D de baixo custo

Assessoria de Imprensa SHELL - 24 de outubro de 2019 1144 Visualizações
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Feita de material reciclado, a impressora 3D desenvolvida por Lucas Lima tem duas versões. A maior sai por R$ 680, enquanto a pequena apenas R$ 550 Foto: Marco Sobral

O empreendedorismo pode ser tão empolgante quanto um gol. Essa foi a sensação de quem acompanhou a premiação da Feira de Negócios do Shell Iniciativa Jovem, no Museu do Amanhã, neste mês de outubro. Lucas Lima, de 24 anos, foi ovacionado pelo público presente, sendo o grande vencedor da premiação. O jovem conquistou jurados e o prêmio de R$ 8 mil com uma impressora 3D de baixo custo para escolas. Fundador da Infill, que fica em Ramos, Zona Norte do Rio, ele também foi a escolha do público, levando mais R$ 2.500.

— Eu não tinha noção de que chegaria tão longe. Estou feliz com o resultado. Vou usar o prêmio para investir em materiais e começar as primeiras turmas em 2020 — contou Lucas, formado em Engenharia Mecânica, revelando planos de capacitar jovens de comunidades na cultura maker.

O próprio Lucas despertou para a ciência quando ainda era uma criança, crescendo com um espírito inovador que o fez criar o projeto vencedor.

— As impressoras são feitas com material reciclado e têm custo de produção baixo. A maior custou R$ 680, enquanto a pequena apenas R$ 550. Sempre gostei de tecnologia, fazia experimentos dentro de casa. Minha família me achava maluco, mas sempre me apoiou. 

Transformando óleo de cozinha usado em sabão líquido, Felipi Barbosa, da Soapimpa, levou o 2ºlugar e R$ 6 mil. Em 3º, com R$ 4 mil, ficou Elena Wesley, da Agência Narra, sediada na Maré, que capacita jovens de favelas e periferias na produção de conteúdo jornalístico. 

Outros cinco empreendedores receberam destaque na feira: Filipe Aguiar (Orgânicos in Box), Graziela Miranda (Tuga), João Victor Mello (Maré), Leonardo Cruz (Noah Smart City) e Rick Silva (Close Certo). Eles vão receber R$ 2.500.

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Lucas Lima (Infill), Filipi Barbosa (Soapimpa), Elena Wesley (Agência Narra), Felipe Aguiar (Orgânicos in Box), Rick Silva (Close Certo), Leonardo Cruz (Noah Smart City), João Victor Mello (Maré) e Graziela Miranda (Tuga) Foto: Marco Sobral

Na 19ª edição, o Shell Iniciativa Jovem reuniu na feira 54 empreendimentos do Rio que trabalham inovação e sustentabilidade por uma nova economia. Capacitados durante o ano, eles apresentaram projetos ao público, possíveis parceiros e investidores. 

—— - Toda a capacitação do programa é baseada nos pilares da sustentabilidade e do design thinking. Usamos as ferramentas mais modernas do sistema empreendedor – disse Leíse Duarte, assessora de Investimento Social da Shell Brasil.

A Shell conta com dois grandes parceiros na empreitada. O Sistema B certifica a sustentabilidade de cada empreendimento. Já a execução é por conta do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável),  facilita as atividades gratuitas do programa, como mentorias, palestras e workshops, voltados ao trabalho em rede.

— Dá orgulho celebrar essa parceria de dez anos, que rendeu mais de mil jovens capacitados, impactou 25.500 e envolveu 2.700 voluntários, movimentando R$ 60 milhões — comemorou Vandré Brilhante, diretor presidente do CIEDS.

Um desse frutos é a empresa social Mulheres do Sul Global, que trabalha com empoderamento econômico de mulheres refugiadas via moda.

— Quando eu participei do programa, em 2017, tinha uma arara com 32 peças. Hoje, acabei de mudar para um ateliê de 120 m2. É um salto maravilhoso para um negócio que começou do zero. Poderemos acolher mais mulheres e desenvolver mais produtos — contou Emanuela Pinheiro, idealizadora do negócio.

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A nova campanha de Shell, #oRioTemEssaEnergia, celebra a capacidade criativa e transformadora do Rio de Janeiro Foto: Marco Sobral
 
Trabalhando o empreendedorismo no Rio, o programa é um dos pilares da campanha #oRioTemEssaEnergia da Shell, que celebra o Rio de Janeiro e a sua capacidade criativa e transformadora. 

— O Rio tem uma vocação intrínseca para a economia criativa. Independentemente de resultados, os participantes sabem que estão acessando um ecossistema que prima pela colaboração e troca de ideias — destacou Glauco Paiva, gerente executivo de Relações Externas da Shell.