Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Leilão de excedentes derruba bolsa

Leilão de excedentes derruba bolsa

TC News - 08 de novembro de 2019 1638 Visualizações
Leilão de excedentes derruba bolsa
O poder que o sistema de partilha dá à Petrobras ficou evidente no leilão de excedentes da Cessão Onerosa de hoje. O desinteresse das principais petroleiras do mundo no certame reduziu o montante esperado de arrecadação e deixou claras as incertezas relacionadas aos altos valores dos bônus de assinatura. As leituras mistas sobre o resultado deixaram o pregão volátil. Mundo afora, o sentimento azedou após uma notícia da Reuters sugerir que a reunião para sacramentar o acerto entre os Estados Unidos e a China vai ser adiada para dezembro. Amanhã, IPCA de outubro e balanços ficam no radar.

O mercado está dividido na avaliação do leilão: para uns, foi um desastre; para outros, é um passo para ter uma companhia com alta qualidade de reservas. Nesse sentido, A Petrobras tirou do governo a chance de arrecadar mais com o leilão. Já para o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Décio Oddone, o fato de a Petrobras já operar nas áreas de Atapu e Sépia, que não receberam nenhuma oferta no leilão, pode ter afastado as petroleiras estrangeiras.

Com o leilão e os contratempos para o acordo provisório entre os EUA e a China, o Ibovespa fechou em queda de 0,33%, a 108.360 pontos. O real caiu mais de 2% em relação ao dólar, a maior queda desde 14 de agosto, já que o leilão de direitos de perfuração do pré-sal de hoje atraiu muito menos interesse dos investidores estrangeiros, como era esperado. A Petrobras respondeu por mais de 90% da receita gerada no leilão. Alguns analistas agora veem o real como tendo pouca vantagem no restante do ano.

Na agenda de quinta-feira, o evento local que os investidores mais ficarão atentos é o dado de inflação medido pelo IPCA. Além disso, a ANP realiza mais um leilão, de partilha de produção do pré-sal. No exterior, o Reino Unido informa a decisão da taxa básica de juros do BoE. Os Estados Unidos divulgam números de pedidos iniciais de seguro-desemprego semanal. Entre os balanços, os destaques vão para Banco do Brasil, antes da abertura, B3 e Cyrela após o fechamento. Lá fora, Walt Disney informa resultados após o fechamento.