Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projeto de Niemeyer abre debate sobre execução de obras de autores mortos

Projeto de Niemeyer abre debate sobre execução de obras de autores mortos

Agatha Gonzaga - Correio Braziliense - 08 de novembro de 2019 1153 Visualizações
/
Lote no Eixo Monumental, próximo à Catedral Rainha do Paz, está destinado para a nova obra(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Um grupo composto por oito entidades de arquitetura e urbanismo do Distrito Federal publicou uma nota de preocupação com a construção do Museu da Bíblia. Para as entidades, a execução da obra sem um debate democrático sobre a necessidade e conveniência fere os princípios de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Para o colegiado, o projeto de Oscar Niemeyer não pode ser desenvolvido por outro profissional. “Reconhecemos, sem qualquer dúvida, que o gênio criativo de Oscar Niemeyer é central na construção de Brasília e em sua valoração como obra universal. Acredita-se, no entanto, que a autoria se estende por todas as etapas do processo de projeto e construção de um bem. (…) Estas entidades recomendam que croquis, estudos preliminares, anteprojetos etc. de autores falecidos, conquanto sejam valiosos registros de sua inventividade, não sejam desenvolvidos e levados à execução por terceiros”, defende a nota.

O documento é assinado por representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU/DF), do Sindicato dos Arquitetos do DF (Arquitetos/DF), do Instituto dos Arquitetos do Brasil — Departamento Distrito Federal (IAB/DF), da Associação dos Escritórios de Arquitetura (AeArq), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap/DF) e da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo — Departamento Distrito Federal (Fenea).

Nele, as entidades reforçam que não há descontentamento com a escolha do rascunho de Niemeyer. “Se um pintor morre e deixa um rabisco de uma obra, outro pintor vem e desenvolve aquele rabisco em uma tela, a autoria é de quem? A gente tem de acabar com essa ideia de que Oscar Niemeyer vive e seus projetos ainda podem ser executados. Ele deixou uma ideia do que pensava para o Museu da Bíblia, sim, mas isso não é um projeto. Projeto precisa de lançamento estrutural, de fachada, de toda uma compactabilidade”, avalia o presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira.
 
Plano de preservação
A construção do projeto de Oscar Niemeyer, desenhado nos anos 1990, foi anunciada pelo GDF no início de outubro. A previsão é de que o Museu da Bíblia seja entregue até 2022, ao custo de R$ 63 milhões, pagos com verba de emendas parlamentares. O monumento deve ser erguido no Eixo Monumental, na altura do Cruzeiro. O espaço cultural prevê cinema, praça de alimentação, teatro, biblioteca, estacionamento interno e salas para palestras e exposições. 

À época da assinatura da Carta de Intenções e Compromissos, o governo sinalizou que, antes de iniciar as obras, aguardaria avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para encaminhar o projeto ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan).

Em nota, o Executivo local informou que contratou o detalhamento do projeto com o escritório do próprio arquiteto. E acrescentou que a construção não ferirá o que é proposto no plano de preservação do Eixo Monumental. “A criação do lote toma como base as diretrizes da Portaria nº166, de 2016, do Iphan).” O artigo 28 detalha que, nesses casos, “não poderão ultrapassar 10% de ocupação do trecho do canteiro central do Eixo Monumental, que compõem esta área de preservação, excluídas as vias adjacentes”.