Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Governo anuncia retomada da expansão da Linha Verde do Metrô prometida para 2013

Governo anuncia retomada da expansão da Linha Verde do Metrô prometida para 2013

Por Bernardo Bertoloto, SP1 - 24 de janeiro de 2020 1045 Visualizações

Sete anos depois, governo faz novo anúncio sobre extensão da linha 2-Verde do Metrô

Sete anos após a promessa original de conclusão de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17) a retomada das obras. Prometida para ser entregue em 2013, o projeto inicial da linha seguia até Guarulhos, na Grande São Paulo. Mas, agora, só vai até a estação Penha, na Zona Leste da capital.

A promessa do governador João Doria (PSDB) é que as obras da linha recomecem ainda neste semestre. A extensão será de 8,3 km e a previsão é de que 873 mil passageiros usem o trajeto da linha. A nova previsão é de entrega entre 2025 e 2026, segundo a gestão.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que comandou o estado de 2011 a 2018, afirmou por meio de nota que as obras já estão licitadas, mas não foram iniciadas antes devido à crise econômica. (leia mais abaixo)

A Linha 2-Verde começa na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, e vai até a Vila Prudente, na Zona Sul da capital. Mas, desde que foi construída, era prevista que chegasse até Guarulhos no segundo semestre de 2013.

A linha também deveria ter interligação à Linha 3-Vermelha do Metrô e a três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Mas, até o momento, nada disso saiu do papel.

Os comerciantes chegaram a ser notificados, em 2015, que a obra começaria. Casas foram desapropriadas e demolidas e, hoje, as áreas remanescentes são ocupadas por moradores de rua.

A desapropriação das áreas de escavações é a resposta dada pelo governo para que a linha não seja levada, neste momento, até Guarulhos. Segundo a gestão Doria, ainda é necessária a desapropriação de áreas entre a Penha e a Rodovia Presidente Dutra.

"Eu não respondo pelo passado, só falo sobre o presente e sobre o futuro na minha gestão", disse Doria.

O vice-governador Rodrigo Garcia afirmou que Doria solicitou que "as grandes obras paradas no estado fossem retomadas" até metade deste ano, o que deverá ocorrer.

Na região da Penha, porém, onde o Metrô é esperado há 7 anos. Moradores e comerciantes não aguentam mais esperar que as promessas saiam do papel.

Em nota, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que as obras da Linha 2-Verde estão licitadas e contratadas, e as desapropriações pagas até a Penha. "Não foram iniciadas antes porque com a crise econômica faltavam recursos e o Governo decidiu priorizar as obras em andamento ao invés de iniciar uma nova", justificou.


Trem da Linha 2-Verde do Metrô  — Foto: Cris Castello Branco/Governo de SP Trem da Linha 2-Verde do Metrô  — Foto: Cris Castello Branco/Governo de SP