Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias PLP Architecture projeta torre de madeira e concreto em Roterdã

PLP Architecture projeta torre de madeira e concreto em Roterdã



O escritório PLP Architecture e a incorporadora Provast divulgaram planos de construir uma torre de madeira e concreto em Roterdã, Países Baixos. O projeto, apelidado de "Casa na Árvore", foi projetado para oferecer um ambiente aberto e ambientalmente consciente para moradores e visitantes no centro da cidade. Com 140 metros de altura, o edifício de 37 pavimentos será construído ao lado da Estação Central e será a estrutura híbrida mais alta do país.



As fachadas envidraçadas do edifício serão pontuadas por longas varandas revestidas de madeira, algumas das quais conectadas por escadas. Segundo informações da equipe de projeto, os níveis superiores contarão com 275 apartamentos, sendo 185 reservados para aluguel privado e 30% reservados para o setor de médio mercado. Na porção inferior da torre, 15 mil m2 de espaço corporativo serão voltados para empresas de inovação e tecnologia e incluirão áreas de coworking gerenciadas pela empresa TQ. Um restaurante no sétimo andar se volta para um terraço verde, ao passo que o térreo recebe lojas, cafés e um espaço multifuncional para eventos e apresentações. 

Ron Bakker, da PLP Architecture, disse: “Gostamos de projetar edifícios que ultrapassam fronteiras, e esta é uma torre inovadora, sustentável e de uso misto, com uma estrutura de madeira híbrida, adjacente à Estação Central de Roterdã - uma nova tipologia para cidades do futuro.” O edifício contará com uma estrutura de madeira periférica e um núcleo de concreto e fará uso de materiais reciclados. Além disso, fará coleta e reutilização de água da chuva e armazenamento de CO2. Varandas e terraços externos contarão com hortas e vegetação abundante.

As obras devem iniciar em 2021 e a conclusão está prevista para 2024.