Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Discussão sobre espaço urbano precisa de apoio da população

Discussão sobre espaço urbano precisa de apoio da população

Fonte Jornal da USP no Ar - 13 de março de 2020 779 Visualizações
Discussão sobre espaço urbano precisa de apoio da população
Em ano eleitoral, diversas propostas que visam a melhorar as cidades serão mencionadas pelos futuros candidatos. Aproveitando que a atenção da opinião pública estará voltada para questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, a rede BrCidades lançará uma agenda de propostas voltada para governos e sociedade civil. O intuito é fazer isso de forma coletiva e pensando na cidade como um todo, sem dividir a questão por áreas.
A BrCidades é “um grupo formado para repensar as cidades no Brasil”, comenta a professora Ermínia Maricato, Fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Ela comenta que “precisamos repensar o País, mais especificamente nossas cidades, levando em consideração  nosso momento atual político-social-econômico, além dos aspectos ambientais, tanto em uma esfera mundial quanto em perspectiva nacional.”
Com esse objetivo, a rede lançou um documento com projetos que refazem diagnósticos prévios, além de fazer novas propostas. A iniciativa teve boa repercussão no País. De acordo com a professora, “pesquisadores, professores, estudiosos e especialistas de 23 universidades brasileiras e duas portuguesas” participam da rede BrCidades. Além disso, algumas entidades e institutos de arquitetos, inclusive de direitos urbanísticos do Brasil, também apoiam a ideia e o documento lançado pelo projeto.
Ermínia, que foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo, cita que “é absolutamente viável fazer um projeto com esses objetivos”. Ela ainda exemplifica propostas que atingiram, pelo menos de forma satisfatória, o aperfeiçoamento das cidades brasileiras: o programa de Orçamento Participativo (ideia usada a partir da década de 1980), os Centros Educacionais Unificados (CEUs), a diminuição da velocidade dos veículos e os corredores de ônibus (projeto que foi copiado em quase três mil cidades ao redor do mundo). A BrCidades pretende seguir esses exemplos, mostrando que também podemos observar modelos bem-sucedidos no Brasil, não apenas no exterior.
A agenda será lançada em evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no dia 9 de março, a partir das 9h30. Mesmo sendo aberto ao público, a participação exige inscrição. As pessoas que não conseguirem se inscrever poderão assistir à transmissão do evento ao vivo, no próprio site do IEA, sem necessidade de inscrição.