Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tecnologia a favor do cidadão

Tecnologia a favor do cidadão

O vale - 11 de maio de 2015 2102 Visualizações
Tecnologia a favor do cidadão
A cidade pensa, pulsa, vive e exige respostas cada vez mais inovadoras do poder público para enfrentar os desafios da convivência.
Pensando nisso, a empresa sueca Ericsson criou um sistema integrado de resposta de emergências para ajudar as prefeituras a cuidar da cidade e, claro, das pessoas que nela habitam.
Desenvolvido por um grupo de engenheiros da empresa no Parque Tecnológico de São José, o sistema permite a centralização de atendimento e despacho de viaturas em ocorrências.
Incluem-se aí problemas de trânsito, incêndios, ocorrências policiais e de saúde.
A tecnologia empregada na plataforma faz com que o tempo de resposta seja reduzido e melhore a capacidade de enviar a viatura mais próxima para atender o caso.
Em São José, o sistema é conectado à rede de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas), que conta com 500 câmeras e 160 quilômetros de fibras óticas. É ainda ligado à comunicação de tráfego e à Guarda Civil Municipal, unindo telefone, rádio, dados, vídeo e imagem com acesso 24 horas por dia.
Segundo Edvaldo Santos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para a América Latina, o sistema criado pela empresa permite o controle e a comunicação de informações urgentes de forma rápida e eficiente.
“O objetivo é usar a tecnologia para salvar vidas, melhorar a segurança pública e gerenciar serviços”, disse. “São José está na ponta da inovação”.
Desde 2012, quando a cidade começou a implantar o sistema, o número de ocorrências atendidas pelo COI cresceu 15,5%. A empresa trabalha agora em sistemas ainda mais avançados, como os que incluem semáforos ligados à internet, que se abrem para a passagem de uma ambulância.
No futuro, as cidades têm que ser mais inteligentes.
 
Saiba mais
 
Pesquisa
Ericsson abriu em 2012, no Parque Tecnológico, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação, Comunicação e Multimídia

Fábrica
Empresa completa 60 anos em São José empregando 800 na fábrica e 100 no centro

Investimento
Nos últimos 15 anos, a Ericsson investiu R$ 1 bilhão nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo São José

Sistema
Um dos produtos é um sistema de resposta de emergência implantado no COI da cidade