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Uso de armadura pré-montada na construção da ponte de Gateway, Austrália

Assessoria - 10 de setembro de 2015 3899 Visualizações
Uso de armadura pré-montada na construção da ponte de Gateway, Austrália
Para a nova ponte Gateway foi feito um trabalho com a mais avançada estrutura de apoio suportada em pilares de concreto armado, com dimensões de 15,0 m de comprimento e 2,5 m de largura. As cargas dos pilares de concreto armado são transmitidas em um caps fundação pilha com uma superfície de 19,5 m de comprimento, 17,6 m de largura e 3,2 m de espessura introduzidas através de pilhas com um diâmetro de 1,8 m metros no solo.
 
A construção da Ponte de Gateway se destaca pela sua tecnologia que a partir de um projeto muito comum para estes tipos de ponte em concreto armado e protendido, foi possível uma evolução dos processos construtivos com a inclusão da armadura já pré montada, facilitando a logística na obra.
 
Segundo o engenheiro e diretor executivo Otávio Pepe, da SAS Protensão, que forneceu o aço para as estacas de fundação, um dos maiores desafios na construção da ponte foram os esforços atuantes na estrutura dos pilares e das estacas de fundação; são muito elevados e estavam gerando uma pesada concentração de armadura. A solução foi a utilização de aço de alta resistência SAS 835/1035 (85/105). A sigla SAS significa Stahlwerk Annahütte Systems e o número 835/1035 mostra a resistência de 835 (Mpa) como tensão de escoamento e 1035 (Mpa) como tensão de ruptura do aço, ou como é conhecido no Brasil 85/105; sendo 85 (Kgf/mm2) como tensão de escoamento e 105 (Kgf/mm2) como tensão de ruptura do aço. Com esta alteração baixamos o custo da obra e viabilizamos a sua execução afirma Pepe.
 
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O tempo de duração da obra foram de cinco anos, os processos construtivos das pontes variam de acordo com a solução adotada, podendo ser moldada inloco para pequenas pontes, pré moldada para podes modulares e com vãos similares, com balanços sucessivos que são as mais utilizadas ou estaiada no caso de grandes vãos.
A empresa responsável pela administração da Ponte de Gateway é a concessionária a QML (Queens¬land Mo¬tor¬way Li¬mi¬ted) e pela construção é a Joint Venture Leighton Abigroup, que contratou a empresa VSL Austrália, para a execução dos serviços de protensão.
A empresa alemã SAS Protensão é responsável pelo fornecimento do aço utilizado para as estacas de fundação para a Ponte de Gateway em Brisbane na Austrália. Foram instalados 150 toneladas de aço de alta resistência SAS 835/1035 (85/105) com diâmetro de 75mm utilizadas na concretagem das estacas de fundação da ponte. Para a união mais eficiente das barras SAS foram utilizadas luvas de emenda SAS, eliminando a necessidade de transpasse e viabilizando que a estrutura suportasse os esforços enormes a que foi projetada.
 
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