Empreendimentos imobiliários

Capítulos 123456789

Capítulo IX:
Gestão de projetos

Nos casos de anomalia, de não conformidades que precisam de serviços de consultoria técnica especializada, serão, quando necessário, contratados para a emissão de pareceres técnicos, que subsidiem as tomadas de decisões nos assuntos referentes aos projetos de arquitetura e engenharia, construções, montagens, instalações, meio ambiente, fornecimento e operação de equipamentos, entre outras tantas.

A necessidade de contratação dos serviços de consultoria pode ser levantada pela equipe de gestão de projeto ou pela empresa participante da execução dos serviços.

Entre as principais necessidades da emissão de parecer técnico, destacam-se as seguintes:

·     estabelecer as diretrizes e os procedimentos de cálculo, para a verificação do detalhamento do projeto executivo, em função de divergências que possam ocorrer durante a construção;

·     estabelecer as diretrizes referentes ao processo construtivo e com divergências ao especificado em projeto;

·     estabelecer as diretrizes referentes ao processo construtivo adotado pela empresa quando se tratar de processo inovador;

·     estabelecer as diretrizes em relação ao processo de fabricação adotado pelos subempreiteiros de materiais e componentes do ativo do empreendimento, caso necessário.

Na subseção a seguir apresentamos o fluxograma dos serviços de consultoria, destacando-se que a empresa participante encaminha para a equipe de gestão de projeto (gestor) a identificação da necessidade de se esclarecer tecnicamente algum problema ou risco que não esteja suficientemente detalhado ou explicitado no projeto executivo de arquitetura ou de engenharia.

A equipe de gestão de projeto encaminha o problema para o empreendedor opinar, pois normalmente envolve custos adicionais e que podem comprometer a viabilidade de empreendimentos.



© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading