Empreendimentos imobiliários

Capítulos 123456789

Capítulo IX:
Gestão de projetos

A atividade do escopo dos serviços engloba, em detalhes, a lista de eventos e seus quantitativos, as especificações técnicas, entre outras, para que seja finalizado com sucesso o contrato de execução de um empreendimento.

O planejamento técnico do escopo dos serviços consiste na elaboração de uma declaração por escrito que sirva de base para decisões futuras do projeto, partindo-se de uma análise detalhada dos desenhos e das especificações do projeto, da cultura da empresa e das necessidades do cliente.

A descrição dos eventos documenta as características do produto ou do serviço para o qual foi criada e podemos observar que inicialmente partimos dos desenhos básicos que envolvem menos detalhes para a inclusão dos projetos construtivos com mais detalhes.

A definição do escopo envolve subdivisões de resultados da análise dos desenhos em componentes menores, porém de suma importância na definição de execução técnica do projeto, assim como, na definição e na exatidão de duração na sua execução, recursos e custos, referência para a medição e o controle do desempenho e da facilidade na definição clara das responsabilidades.

Uma definição apropriada do escopo é essencial para a definição dos riscos que envolvem um projeto e, quando a definição não é consistente, teremos reflexos nos custos que poderão trazer alterações inevitáveis e que normalmente rompem com o ritmo de andamento e conclusão do projeto.

Devemos considerar também que durante esta fase torna-se necessária a contribuição das diversas áreas de conhecimento da empresa, principalmente quando o contrato é executado sob cláusulas definidas pelo cliente e irreversíveis contratualmente.



© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading