Empreendimentos imobiliários

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Capítulo IX:
Gestão de projetos

Efetuar e manter atualizado o controle físico-financeiro das atividades do participante, possibilitando à equipe de gestão de projeto:

·      conhecer tempestivamente e a cada momento a situação da obra no seu desenvolvimento temporal, quantitativo e financeiro;

·      assegurar as necessárias condições de decidir, em tempo hábil, as medidas para prevenir e remediar desvios indesejáveis.

A sistemática específica a ser implantada pela equipe de gestão para o acompanhamento do cronograma físico-financeiro, em conformidade com os procedimentos descritos na atividade análise e aprovação do planejamento executivo das obras e dos serviços, será a seguinte:

·      utilizando-se as quantidades levantadas e acompanhadas na programação mensal, serão totalizadas semanalmente todas as quantidades de serviços executadas, elaborando-se quantificações parciais e totais, sistematicamente;

·      as quantificações parciais e totais serão analisadas comparativamente, de maneira global e específica, por serviço;

·      serão verificadas as tendências da execução dos serviços em obra, atentando-se para os desvios com relação ao cronograma físico-financeiro oficial;

·      após análise detalhada dos desvios encontrados, as conclusões e as sugestões para atitudes gerenciais corretivas necessárias serão amplamente relatadas em diário (livro) de registro de ocorrências, e todas as informações produzidas pela equipe de gestão de projeto poderão ser eventualmente enviadas ao empreendedor, via relatórios gerenciais ou correspondências específicas.

A equipe de gestão de projeto, nos seus trabalhos, executará as seguintes análises:

·      serão comparadas as programações mensais com as programações conciliadas oficiais, com a finalidade de verificar a compatibilidade entre as programações;

·      serão periodicamente acompanhadas as produções efetivas dos principais serviços, estabelecendo comparações com as produções propostas pelos participntes, em suas programações mensais;

·      serão diariamente verificados os suprimentos de recursos materiais, mão de obra e equipamentos do participante, confrontando-se os resultados constatados nas frentes de serviços com as necessidades planejadas;

·      ao final destes trabalhos será efetuada pela equipe de gestão de projeto uma análise da situação realizada em comparação com a situação prevista para o mês, anotando-se no diário (livro) de registro de ocorrências as distorções prejudiciais ao contrato que foram detectadas, bem como as sugestões de providências para a correção dessas distorções;

·      todas as informações anotadas no diário (livro) de registro de ocorrências poderão ser também colocadas em relatórios gerenciais ou correspondências a serem enviadas ao empreendedor, nos casos em que providências mais urgentes ou de maior responsabilidade hierárquica sejam necessárias.



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