Empreendimentos imobiliários

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Capítulo IX:
Gestão de projetos

O recebimento parcial e total das obras corresponde ao recebimento parcial ou total de uma obra, serviço ou equipamento integrante do escopo contratual, que já tenha sido totalmente concluída.

A aceitação das obras é feita em duas etapas: aceitação provisória e recebimento definitivo.

É a aceitação da obra ou do serviço concluído parcial ou totalmente, em caráter provisório, podendo:

·       apresentar pequenas pendências ou reparos que o construtor atenderá em um curto prazo;

·       constatar de que todos os serviços contratados foram executados e aprovados por meio de check list;

·       apresentar o cadastro da obra;

·       constatar a pré-operação do sistema por um período aproximado de 10 dias.

É a aceitação da obra após a solução ou o atendimento de todas as pendências relacionadas pela Equipe de Supervisão no Termo de Verificação e Aceitação Provisória.

Descrevemos a seguir como usualmente são elaborados os Termos de Aceitação Provisória e Definitiva no Recebimento Parcial ou Total das Obras.

O recebimento pode ser parcial ou total, dependendo se está sendo entregue parte ou totalmente a obra ou o serviço.

·     procedimentos:

ü     no término e na conclusão da obra ou do serviço, o construtor comunica o fato pelo Diário (livro) de Ocorrências, solicitando a aceitação provisória;

ü      o empreendedor com a equipe de supervisão nomeia uma comissão que ficará encarregada de fazer uma vistoria de avaliação no local com o preposto do constrito, verificando a conclusão dos serviços, assim como a conformidade destes com os projetos, os memoriais e as especificações adotados;

ü      nos casos em que são verificadas pendências muito significativas, a equipe de supervisão fará a anotação em Diário (livro) de Obras e de Ocorrências de todas as não conformidades para que o constrito atenda e execute em um prazo preestabelecido, limitado ao prazo contratual;

ü      após a entrega desta documentação é emitido o Termo de Verificação e Aceitação Provisória de parte ou total da obra ou dos serviços, constando na observação todas as pendências verificadas.

Ao longo dos serviços, far-se-ão constantes alterações nos cadastros e nos projetos existentes, visando à adequação destes com os cenários reais encontrados em campo.

Os cadastros de interferência, bem como os de obras como executadas, serão mantidos permanentemente atualizados complementando o arquivo técnico.

Ao término das obras, as plantas cadastrais ou as built serão encaminhadas à empreendedora, que os enviará à unidade de negócios para aprovação e arquivamento.

·       a equipe de gestão comunicará ao empreendedor o dia em que terminaram as obras;

·       a equipe de supervisão apresentará os seguintes documentos:

ü      memória descritiva dos quantitativos físicos e valorizados, assinalando os valores iniciais, seus aditivos de prazo e de custos, se houver;

ü       informe detalhado do as built;

ü      dados relacionados aos testes operacionais;

ü      relatório detalhado da passagem do sistema de abastecimento de água para a equipe de operação do empreendedor.



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