Ativos: manutenção e conservação

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Capítulo I:
Diretrizes gerais para o entendimento de ativos

Devemos entender, primeiramente, o que é “processo”:

·      um conjunto de atividades voltadas para uma finalidade definida e específica que gera um serviço ou produto, compreendido ou não nos planos e projetos e que pode ser classificado em duas categorias principais:

ü  aqueles voltados à organização e que complementam as atividades do projeto;

ü  aqueles voltados ao produto/serviço.

A abordagem por processos é a compreensão e gerenciamento da organização por meio de processos que geram produtos/serviços, estes podem ser:

ü  macros, como o processo de gestão, administrativos;

ü  micros processos como operacional;

entre outros tantos, para a melhoria do desempenho e a agregação de valor para as partes interessadas.

·       deve ser planejado através de metas bem definidas, para que a coerência dos atributos e valores possam ser agregados na obtenção do produto/serviços;

·       deve ser sistemático, levando-se em consideração todas as interdependências que ocorrem entre os vários processos na obtenção do produto e serviços;

·       deve-se ter conhecimento das condições operacionais do processo para a obtenção do produto/serviço;

·       deve-se ter o conhecimento do processo capaz de atingir as metas de qualidade do produto/serviço:

ü  informações a respeito de como operar, controlar e executar o processo para a obtenção do produto/serviço;

ü  conhecimento da capacidade de processos alternativos.

·       o processo deve ter legitimidade perante a organização e os canais autorizados.

Todo trabalho realizado numa organização faz parte de um processo, não existe um serviço ou produto sem um processo.

Todo processo concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho; Portanto, é considerado uma ferramenta para a implantação do planejamento estratégico.

Para efeito de gestão da organização, o termo 'processo' possui várias definições, todas muito análogas, porém é muito importante fazermos a seguinte distinção:

·      processo elementar - é aquele que, praticamente, possui uma única atividade, sem maiores vínculos com outros processos.

·      processo complexo – é composto por uma interdependência de processos, muitos deles elementares, com ocorrência sequencial, cada qual influenciando os demais.

A gestão de processos da organização, incluindo o projeto do produto/serviço com foco no cliente, envolve todas as áreas de conhecimento da empresa, incluindo os setores e unidades, a fim de suportar sua estratégia, seus planos de ação e a operação eficaz de seus processos, definidos como:

·     conjunto de recursos e atividades inter–relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), observando-se que os insumos (entradas) de um processo são, geralmente, produtos (saídas) de outro processo, e, ainda que os processos em uma organização sejam geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor, deve-se levar em consideração que:

ü     recursos podem incluir gerenciamento, serviços, pessoal, finanças, utilidades, equipamentos, técnicas e métodos, numa sequência de etapas ou ações sistemáticas;

ü    o processo poderá exigir a documentação da sequência de etapas por meio de especificações, procedimentos e instruções de trabalho, bem como a definição adequada das etapas de medição e controle.

São os processos por meio dos quais uma organização gera benefícios para os seus clientes e para o negócio da organização.

Os processos de agregação de valor diferem muito entre as organizações, dependendo de muitos fatores:

ü  os quais incluem a natureza dos produtos/serviços;

ü  como são produzidos e entregues;

ü  relacionamento com os fornecedores, clientes e a sociedade;

ü  importância da pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, requisitos ambientais e estratégias de crescimento.

Os processos de agregação de valor são usualmente classificados em processos principais do negócio e processos de apoio.

Processos que agregam valor diretamente para os clientes, e estão envolvidos na geração do produto e sua comercialização e transferência para o comprador, bem como na assistência após a venda e disposição final.

Processos críticos são aqueles que podem apresentar sérios problemas para a obtenção de um produto, ou mesmo um projeto.

O planejamento para esses processos deve, obviamente, incluir:

ü  amplas margens de segurança na sua formulação;

ü  disposições à prova de falhas;

ü  treinamento e exames de qualificação para o pessoal operacional;

ü  planejamento adequado do controle de indicadores de desempenho.

Processos que estão diretamente ligados à instituição, propósitos e porte da organização e na obtenção dos principais produtos/serviços relacionados diretamente à atividade da organização, incluindo-se a descrição dos principais processos de produção ou de prestação de serviços, geradores dos principais produtos/serviços.

A gestão de processos relativos à organização e aos produtos podem ser enquadrados sob dois aspectos:

ü  processos relacionados com a empresa;

ü  processos relacionados com projetos.

Os processos relacionados com a empresa e sua organização encontram-se detalhados no livro “Planejamento e Gestão de Empresas”

·         processos das áreas de conhecimento e responsabilidades;

·         processos da excelência e da qualidade;

·         processos ambientais;

·         processos administrativos;

·         processos dos riscos;

·         processos do planejamento estratégico e plano de negócios;

·         processos dos indicadores de desempenho e balanced scorecard;

·         processos do orçamento corporativo;

·         processos da estratégia para a criação e desenvolvimento de um projeto;

·         processos da estratégia do fluxo de caixa;

·         processos da estratégia integrada de custo e venda.

 Processos diretamente relacionados à geração de valor agregado para os clientes internos e externos, associados à prestação de serviços e criação de produtos necessários para atender as necessidades dos empreendedores, clientes e da sociedade. Compreendem, normalmente:

·         os processos de projeto de arquitetura /designer;

·         processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços);

·         processos de execução e de entrega (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) do produto;

·         processos de operação;

·         processos de assistência técnica e/ou pós-ocupação;

·         processos de assistência técnica e/ou pós-entrega;

·         satisfação dos clientes internos e externos.

·         no serviço público, são também conhecidos como processos-fim.

Apresentamos a seguir os grupos de processos que determinam a obtenção de serviços e produtos, e que se encontram detalhados nas seções seguintes:

Processos que sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo produtos/serviços e insumos adquiridos, equipamentos, tecnologia, softwares, recursos humanos e informações.

Processos que sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo produtos/serviços e insumos adquiridos, equipamentos, tecnologia, softwares, recursos humanos e informações.

Processos que estão diretamente ligados a qualquer organização que forneça bens e serviços, e esta interdependência entre a organização e seus fornecedores (internos e externos) potencializa formas de agregar valor.

A utilização desses bens e serviços pode ocorrer em qualquer estágio do projeto, produto, serviço, produção e uso dos produtos, e assim, fornecedores podem incluir distribuidores, revendedores, prestadores de serviços terceirizados, transportadores, contratados e franquias, bem como os que suprem a organização com materiais e componentes, devendo-se incluir também os prestadores de serviços das áreas de saúde, treinamento e educação.



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