No campo empresarial, a estratégia representa
o conjunto de objetivos, fins ou metas, além das políticas e dos planos mais
importantes para alcançá-los, que devem ser estabelecidos de forma que fique
definida em que classe de negócio a empresa vai operar e em que tipo de negócio
pretende se fixar.
·
o planejamento estratégico envolve:
ü uma
ampla visão da construção gradual do futuro;
ü determinação
clara dos objetivos a curto, médio e longo prazo;
ü adoção
de alternativas de ações e a sinalização dos recursos necessários para cumprir
os objetivos.
·
o planejamento estratégico indica, entre outros,
por exemplo:
ü se
a empresa deve prover maiores valores agregados e melhores serviços;
ü ou
criar produtos e serviços de mesmo valor a custo menor, ou ambas as ações;
ü ou
ainda fornecer maiores valores agregados e praticar preços médios mais altos
com maior eficiência operacional e com custos médios mais baixos.
·
o planejamento estratégico indica, também, o direcionamento
de esforços para pontos comuns, como o entendimento da empresa por todos os
funcionários e estabelecimento de uma agenda de trabalho;
·
o planejamento estratégico indica: os
componentes técnicos, os custos e as receitas a serem seguidos, desde:
ü a
formulação e concepção do projeto inicial;
ü a
concepção técnica;
ü a
fase de implantação;
ü a
fase experimental de operação;
ü a
fase de operação;
ü a
manutenção operacional;
ü o
monitoramento do planejamento estratégico, por meio de índices de desempenho nas
áreas de marketing, comercial, financeira, de engenharia, de produção, de recursos
humanos, de suprimentos e de patrimônio.
·
o planejamento estratégico considera a empresa
como um todo e para que o resultado seja abrangente tem-se o planejamento
tático e o operacional:
ü o
planejamento tático é derivado do planejamento estratégico e tem como objetivo
efetivar as ações das áreas a serem trabalhadas, sendo de responsabilidade de
níveis organizacionais inferiores;
ü o
planejamento operacional corresponde aos recursos para aplicação do
planejamento tático, baseado no estratégico, correspondendo aos procedimentos
relacionados a recursos humanos, comercialização, finanças, engenharia,
suprimentos e patrimônio.