1. Acionistas: realizam o planejamento estratégico e seus riscos técnicos, econômicos, ambientais e sociais; investimentos e forma em termos de capital; rentabilidade; formação da matriz de gestão corporativa de decisões; aprovação das intenções e da avaliação do projeto; consolidação do plano; equipe de implantação e operação do projeto e demais ações pertinentes à particularidade do projeto, tais como qualidade do projeto e imagem da empresa.
2. Conselho: participa na orientação do plano estratégico da empresa e dos projetos mais específicos e demais ações pertinentes às particularidades do projeto, tais como qualidade do projeto e imagem da empresa.
3. Presidência: tem a responsabilidade da formação da matriz de gestão corporativa de decisões e da matriz de gestão operacional orçamentária corporativa, coordena as atividades de definição e implantação dos projetos específicos e demais ações pertinentes à particularidade do projeto, tais como qualidade do projeto e imagem da empresa.
4. Marketing: participa e monitora a criação de um novo projeto, desenvolve estratégicas de avaliação de mercado e dos clientes, acompanha a implantação dos projetos e avalia as áreas de produção, engenharia, aquisições, patrimônio, econômico-financeira nos clientes e no mercado, além de monitorar os riscos, a qualidade, o meio ambiente e a imagem da empresa e do projeto.
5. Qualidade e Controle Tecnológico: participa na criação do plano da qualidade do projeto, sua aplicação e monitora a sua execução, levando a cultura da qualidade da empresa para dentro do projeto, incluindo os laboratórios que ensaiam materiais, componentes e equipamentos do ativo.
6. Administração: participa na formação da projeção do balanço contábil, social e ecológico na implantação de um projeto, traz também informações adicionais e específicas na implantação de um projeto além de monitorar os riscos do projeto.
7. Projetistas e Arquitetos: elaboram estudos preliminares com a descrição funcional, que inclui: localização, principais requisitos, limitações, programas, etc.; projeto básico – conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do projeto, da qualidade e do controle tecnológico e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, e finalmente o projeto construtivo que, baseado no projeto básico, detalha todos os elementos que compõem a execução de um projeto.
8. Engenharia: elabora o planejamento técnico (análise, período que deve ser implantado, análise dos eventos mais simples e mais complexos, organização dos eventos, dos níveis de produção, do suprimento) e orçamentário (custos, fluxo de caixa) de um projeto, entre outros, além de monitorar os riscos, a qualidade, o meio ambiente e a imagem da empresa e do projeto.
9. Econômico-financeiro: elabora e implanta o plano de investimentos e a obtenção de recursos para a sua implantação, controla a aplicação dos recursos, além de monitorar os riscos e a imagem da empresa e do projeto.
10. Patrimônio: elabora, implanta e monitora o plano de gestão técnica, econômica e financeira do projeto relacionado aos equipamentos a serem implantados no projeto, além de monitorar os riscos, a qualidade, o meio ambiente e a imagem da empresa e do projeto.
11. Aquisições: elabora, implanta e monitora o plano de gestão de aquisições de fornecedores, condiciona na origem a qualidade final do produto, formação de parcerias, entre outros além de monitorar os riscos, qualidade, meio ambiente e imagem da empresa e do projeto.
12. Recursos Humanos: elabora, implanta e monitora a matriz de gestão operacional de implantação de um projeto, inclusive a parte de treinamento, além de monitorar os riscos, a qualidade, o meio ambiente, o social e a imagem da empresa e do projeto.
13. Implantação: elabora o plano de implantação do projeto, monitora a gestão técnica, econômica e financeira do projeto até o momento de sua entrega definitiva para o pessoal de operação, além de monitorar os riscos e as ações relacionados ao meio ambiente, à qualidade, ao social e à imagem da empresa e do projeto.
14. Comunicação: elabora o plano de implantação de comunicação do projeto e monitora as informações entre as várias áreas da empresa e seus clientes externos relacionados com o projeto.
15. Riscos: coordena os riscos das diversas áreas da empresa, desde a intenção da execução de um projeto até a efetiva entrada em operação e monitora as informações das diversas áreas de conhecimento.
16. Sistema de Informática: coordena a implantação dos programas de informática, ações na internet e na intranet, do projeto na empresa e suas áreas de conhecimento.
17. Meio Ambiente: elabora o plano de intenções do projeto, relacionando as prioridades ambientais da empresa e da sociedade civil, de acordo com as leis ambientais do país e monitora sua aplicação.
18. Ações Legais: mantém contato com fontes governamentais, instituições relacionadas com a área em que se desenvolve o projeto (CREA, PMS, órgãos federais, estaduais, municipais, entidades de classe, sindicatos), ações políticas, legislações sobre o financiamento do projeto, segurança, aspectos sociais do projeto, associações, institutos.
19. Controller: tem a finalidade de monitorar todo o processo técnico e econômico do projeto, realizando inclusive as auditorias necessárias para dar maior segurança ao desenvolvimento dos trabalhos.
20. Administração Pública: atua em todos os âmbitos e influencia todos os processos.
21. Comitê para a Implantação do Projeto: formado por pessoas com conhecimento na área do projeto a ser desenvolvido, com cultura e flexibilidade nas suas ações e que deverá se relacionar diretamente com o Líder do projeto, além de saber se relacionar com os acionistas, o conselho e os diretores.
22. Líder para a Implantação do Projeto: líder de implantação de um projeto, que tem conhecimento na área do projeto a ser desenvolvido, cultura e flexibilidade nas suas ações e que deverá integrar a equipe sob seu comando, além de saber se relacionar com os interessados mencionados acima.
23. Equipe de Gestão do Projeto: equipe que deverá realizar a implantação de um projeto, que tem conhecimento na área do projeto a ser desenvolvido, cultura e flexibilidade nas suas ações, entrosada com a direção da empresa e com as diversas áreas de conhecimento mencionada acima.
24. Líder para a Operação do Projeto: líder que tem conhecimento na área de operação de um sistema, cultura e flexibilidade para comandar e tomar decisões para a execução do produto final.