Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Brasil integra a lista dos Top 10 em capacidade instalada de energia eólica

Brasil integra a lista dos Top 10 em capacidade instalada de energia eólica

INFRAROI - 16 de fevereiro de 2016 1012 Visualizações
 Brasil integra a lista dos Top 10 em capacidade instalada de energia eólica
Segundo o Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil encerrou 2015 com uma contribuição recorde de 2,75 GW de novas instalações de geração eólica. Considerando a capacidade acumulada de 8,72 GW, o país se classifica no grupo dos Top 10 Eólicos ao lado de grandes potências como China, Alemanha e Estados Unidos. Em números, os investimentos nesse tipo de geração no país superariam os R$ 52 bilhões.
Para a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), os resultados recentes permitem que o Brasil demonstre a sua consolidação e comprometimento com a fonte de energia, representando 2% do total mundial. Em índices sustentáveis, a entidade ressalta que, até o momento, 130 mil empregos foram gerados por toda a cadeia produtiva, com 15 milhões de residências abastecidas e toneladas de CO2 evitadas.
O Global Wind Statistics apontou também que a indústria de energia eólica mundial apresentou um crescimento de 22%. Somente no ano passado, foram instalados 63 GW, valor que contribuiu para que a capacidade acumulada atingisse 432,42 GW. Cerca da metade desse total está concentrado no mercado chinês, cuja matriz energética tem uma participação de 30,5 GW de geração eólica.