Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Seis apps gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer

Seis apps gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer

O POVO Online - 15 de março de 2016 1883 Visualizações
Seis apps gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer
Para facilitar a vida do estudante de qualquer área da engenharia, o site do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge.Ce), publicou na segunda-feira, 7, um manual intitulado: “Seis aplicativos que todo estudante de engenharia deveria conhecer”. Como bônus, o site ainda indicou o uso do Wolfram Alpha, que é conhecido como o app “de cálculos matemáticos mais completos do planeta”.
Os aplicativos podem ser vistos a seguir:
 
1. MyScript Calculator – Calculadora com texto escrito à mão
Este aplicativo é considerado “uma mão na roda” por resolver contas complexas de forma rápida. Para usá-lo, o estudante escreve a expressão na tela com o próprio dedo. O app reconhece o toque automaticamente e o transforma em texto. Suporta diversos tipos de operações, dentre elas: +, -, x, ÷, + / -, 1 / x, Diversos.!%, v, x, | X |, %u212F x, xy, x2, cos, sin, tan, acos, asin, atan, LN, LOG, p, %u212F, Phi.

2. Autodesk ForceEffect
Recomendado para uso profissional, ele também serve como auxílio nos estudos de isostática, mecânica dos fluídos e teoria das estruturas. Permite o desenho de estruturas à mão livre, bem como o posicionamento de apoios móveis, fixos e engastes, cargas pontuais e distribuídas e gera os diagramas de esforços solicitantes das estruturas. De acordo com a publicação, este app ainda tem funções que ainda não foram descobertas. Ele é considerado como um Ftoll mobile.

3. Autodesk® AutoCAD 360
Este aplicativo é a versão mobile do software mais popular de desenhos na plataforma CAD. Permite a visualização e edição de projetos em 2D e 3D (duas e três dimensões), armazenamento de projetos na nuvem (AutoCAD 360 online account), compartilhamento de projetos com outros usuários da AutoCAD 360. Existe também a versão Pro do app que funciona na forma de assinatura (mensal ou anual).

4. Integral Step-by-Step Calculator
Traduzindo para o português, o app é uma calculadora de integrais com resolução passo a passo. De acordo com a postagem, o interessante desse aplicativo é que ele não precisa de conexão com a internet para funcionar. Ele é recomendado, principalmente, para quem estar cursando cálculo I, II, III ou IV, disciplinas comuns às engenharias.
 
5. Calculus Tools
É um aplicativo simples de ser utilizado. Basicamente, calcula derivadas/integrais e também plota gráficos de funções.
 
6. Phy – Physics formulas and calculator
Este aplicativo oferece uma calculadora científica e conta com mais de 120 fórmulas que cobrem as maiores áreas da física.

Bônus
Acima, foram listados seis aplicativos gratuitos indicados para facilitar o estudo dos alunos dos cursos de engenharias. Para completar, a postagem ainda indicou o uso do Wolfrem Alpha, considerado o melhor aplicativo para os estudantes da área. Porém, para utilizá-lo, o usuário deve desembolsar alguns reais.
Com ele, o usuário pode resolver problemas de álgebra, cálculo, trigonometria, geometria, teoria dos números, funções lógicas, questões estatísticas, problemas de física, química. “Vale a pena cada centavo investido nele”, diz a postagem sobre a funcionalidade doapp.