Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Petrobras acha novo poço maior coluna de óleo descoberto em Libra

Petrobras acha novo poço maior coluna de óleo descoberto em Libra

Valor Economico - 21 de junho de 2016 1184 Visualizações
A Petrobras informou na noite desta quarta-feira que o consórcio de Libra concluiu a perfuração do sétimo poço do bloco, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. O novo poço encontrou a maior coluna de óleo já descoberta na área, com 410 metros de espessura.
A coluna supera a última encontrada, anunciada em março, com 301 metros. O poço, localizado na parte noroeste do bloco e a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade, em reservatórios com excelente produtividade, afirma a empresa.
A perfuração faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 26 de fevereiro.
Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços em Libra (seis pelo consórcio e um pela Petrobras) e o oitavo, também na área noroeste do bloco, está em perfuração.
O consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), tendo como gestora do contrato de partilha da produção a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
 
 
Libra surpreende pela produtividade e a qualidade do óleo 
Quando foi leiloado, em 2013, o Campo de Libra, a maior área para exploração de petróleo do mundo, era considerado especial pelas reservas calculadas. Admitia-se que as reservas de óleo contidas no bloco eram significativas, mas a exploração em curso aponta para parâmetros surpreendentes. Segundo informa a Petrobrás, após concluir a perfuração e avaliação de mais um poço, o 3-BRSA-1322-RJS, a constatação foi da boa qualidade e grande produtividade, tornando-se até o momento a maior coluna de óleo descoberta pelo Consórcio em Libra.

A área de Libra foi a primeira concessão sob o regime de partilha da produção.