Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Itaipu Binacional fecha semestre com geração histórica de energia

Itaipu Binacional fecha semestre com geração histórica de energia

infraroi - 05 de julho de 2016 1010 Visualizações
Itaipu Binacional fecha semestre com geração histórica de energia
Maior usina hidrelétrica do Brasil, Itaipu novamente bateu um recorde histórico de geração de energia, produzindo 51,6 milhões de megawatts-hora (MWh) de janeiro a junho desse ano. Para efeitos comparativos, o volume gerado seria suficiente para abastecer o Brasil durante 40 dias sem nenhuma outra fonte ou ainda manter a demanda de energia paraguaia por cerca de quatro anos e dois meses. Também seria o bastante para manter o estado do Rio de Janeiro durante um ano. E mais: Itaipu gerou no primeiro semestre mais do que outras dez usinas instaladas na bacia do Paraná durante todo o ano passado.
Com esse resultado, a usina caminha para outra marca histórica, com a probabilidade de fechar o ano gerando 100 milhões de MWh, ou seja, confirmar sua posição como a maior produtora mundial de energia limpa da área hidrelétrica. Historicamente ela já ocupa esse posto, tendo gerado até agora o total de 2,364 bilhões de MWh.
Para o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, esse novo recorde semestral é bastante significativo porque a empresa – com 42 anos de instalação e 32 de operação –, vem cumprindo todos os pré-requisitos previstos no Tratado de Itaipu. Ele também atribui o desempenho excepcional da usina a um conjunto de medidas e ações: eficiência operacional, qualidade técnica do quadro de empregados e trabalho de cooperação entre os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai.
De acordo com a empresa, o ano de 2016 tem sido bastante promissor para a produção de energia na Itaipu. Também foram registrados inúmeros recordes diários de geração. O volume produzido do início de janeiro até o fim de junho é 20% maior quando comparado ao mesmo período do ano passado.