Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Cientistas anunciam concreto flexível mais resistente e durável

Cientistas anunciam concreto flexível mais resistente e durável

gazeta do povo - 06 de setembro de 2016 1008 Visualizações
Engenheiros da Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, anunciaram a criação de um concreto flexível que é duas vezes maisresistente e durável que o convencional. Batizado de ConFlexPave, o material ganhou nova característica pela adição de polímeros à mistura do concreto.
A inovação pode ser utilizada em diversas frentes, principalmente naconstrução de rodovias. De acordo com seus criadores, o material exigemenos manutenção e aumenta a velocidade de instalação do concreto pela metade.

De acordo com Yang En-Hua, que liderou o estudo do concreto flexível, a ideia surgiu de pesquisas sobre como os componentes do concretointeragiam em uma escala microscópica.
“Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis”, explica Yang.
Com a adição dos polímeros, a tensão é distribuída sobre a superfície de modo menos concentrado, o que possibilitou um concreto duro como metal e duas vezes mais forte que os convencionais.
A intenção dos pesquisadores é, nos próximos três anos, testar o material em áreas públicas e expor o novo concreto ao tráfego das estradas.