Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias SindusCon terá prédio mais sustentável do Paraná

SindusCon terá prédio mais sustentável do Paraná

Informativo Massa Cinzenta – Cimento Itambé - 25 de outubro de 2016 1270 Visualizações
SindusCon terá prédio mais sustentável do Paraná
Previsto para ser concluído em janeiro de 2018, o novo prédio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (SindusCon-PR) tem a pretensão de ser o empreendimento imobiliário mais sustentável do estado. A edificação terá oito pavimentos e respeitará todos os preceitos da certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), pleiteando o selo LEED Platinum – o mais rigoroso doGreen Building Council.
A certificação só é concedida depois que o prédio é finalizado, e com todos os sistemas construtivos submetidos a teste. Mas o projeto do edifício já nasce atendendo a LEED Platinum. Entre os compromissos com a sustentabilidade estão a utilização de energia fotovoltaica, o reuso da água e o conforto térmico, graças ao revestimento da fachada em vidro duplo e refletivo ao calor solar e ao frio.
Para o vice-presidente da área técnica do SindusCon-PR, Euclésio Manoel Finatti, o prédio quer ser um grande case de inovação, tecnologia, eficiência energética e de consumo de água. “Por sermos a entidade que representa a indústria da construção paranaense, nosso objetivo é demonstrar que é possível edificar uma obra sustentável, sem que isso pese no custo de execução”, afirma.
O novo edifício, que contará com 4.823 m² de área construída – a qual, somada com o prédio antigo, totalizará 8.300 m² – fará parte de um seleto grupo de edificações que seguem o conceito Net Zero Energia, ou seja, será autossuficiente em energia elétrica. Para isso, em sua cobertura serão instalados 98 kW de painéis fotovoltaicos, que irão converter a radiação solar em energia elétrica.
 
Canteiro de obras enxuto
Será a maior instalação de energia renovável do Paraná. Para obter isenções fiscais, o excedente da produção será utilizado pela companhia de energia do Estado – a Copel -, permitindo que o prédio acumule créditos e possa usá-los em períodos em que necessitar de um volume maior de geração. O teto com aproveitamento de energia solar, aliado à fachada, vai permitir economia no consumo de iluminação de 64.6 MWh/ano e diminuição do uso de ar condicionado em 46.8 MWh/ano. Pelos cálculos iniciais, haverá redução de 47% no consumo de energia.
Com o projeto e a execução a cargo da ARCE Construtora & Incorporadora, o novo edifício do SindusCon-PR tem um orçamento de R$ 9,2 milhões. O prédio será corporativo e prevê a locação de salas. Em todo o processo de execução está prevista a geração de 400 empregos diretos e indiretos, sendo 70 deles no canteiro de obras. “Será um canteiro enxuto e voltado para a economia de materiais e geração baixa de resíduos”, afirma Rodrigo Fernandes, sócio-diretor da ARCE.
O projeto irá utilizar a tecnologia BIM (modelagem da informação na construção), não apenas na parte de projeto e planejamento, mas também no dia a dia do canteiro de obras. Desta forma, com a gestão da informação, será possível identificar problemas e corrigi-los, a fim de que o prédio seja entregue no prazo e sem extrapolar o orçamento. “O prédio tem o compromisso de reduzir ao máximo os impactos ambientais em seu entorno”, diz Euclésio Manoel Finatti.
 
Entrevistados
– Engenheiro civil Euclésio Manoel Finatti, vice-presidente da área técnica do SindusCon-PR
– Engenheiro civil Rodrigo Fernandes, sócio-diretor da ARCE Construtora & Incorporadora
 
Contatos
arce@arce.com.br
imprensa@sindusconpr.com.br
Crédito Foto: Divulgação/SindusCon-PR
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330