Futuro da construção civil: concreto inflável

Pesquisadores da TU Wein University foram capazes de desenvolver um novo sistema para criar uma estrutura de concreto inflável com muito menos recursos do que se possa imaginar.

Engenhariae
O uso de concreto deriva de milhares de anos, desde as antigas civilizações. Sua utilidade resistiu ao teste do tempo e provou-se digna como um componente integral da construção moderna.
 
O concreto não pode suportar flexão uma vez que está endurecido. Construções atuais envolvendo concreto, dependem de estruturas de madeira e outros sistemas de apoio para conter o concreto durante o processo de cura. O processo é excelente para a construção de estruturas verticais, no entanto, nem todos os edifícios são assim.
Uma boa notícia é que os pesquisadores da TU Wein University desenvolveram agora um método para inflar concreto já endurecido em cúpulas curvas.
Como funciona?
O processo denominado “Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC)” foi inventado pelo Dr. Benjamin Kromoser e Prof. Johann Kollegger no Instituto de Engenharia Estrutural. A ideia é notavelmente simples, contudo eficaz; coloque uma almofada de ar embaixo e apoie-a com sistema de tendão de pós-tensão para transformar uma laje de concreto plana em uma concha de concreto curvo. O processo elimina a necessidade de quantidades excessivas de mão-de-obra e material, resultando em reduções significativas no custo das construções.
Múltiplas cunhas em forma de placas de concreto são lançadas sobre uma superfície plana. Uma vez que o concreto é curado uma almofada de ar é colocada por baixo é o mesmo é inflado. Os tendões de pós-tensionamento circundam toda a superfície e adicionam tensão para evitar que as lajes deslizem.
O método simplista, porém eficaz dará aos engenheiros e arquitetos uma liberdade sem precedentes para elevar-se a edifícios altamente eficientes. Enquanto o protótipo estava em uma escala relativamente pequena, os pesquisadores planejam construir edifícios muito maiores.
O método de construção inflável é susceptível em grandes implementações e também muitas aplicações. O processo irá reduzir significativamente os tempos de construção, custos e mão-de-obra. Ele provavelmente será usado para construir passagens de animais, viadutos, bem como muitos outros projetos arquitetônicos.
Projeto que pode ser usado concreto inflável.
O novo método de construção já está patenteado e tem recebido muito interesse de empresas ferroviárias, incluindo a Austrian Federal Railways (OEBB-Infrastruktur AG). O futuro da construção curva está se formando para ser talvez a inovação mais importante que a construção moderna tem visto em muitos anos.

Leia na biblioteca do ENGENHARIA COMPARTILHADA:

© 2013 - Todos os direitos reservados DIAGRAMA MARKETING EDITORIAL


Loading